Parque Ecológico terá parque de campismo no próximo ano

Parque ecológico do Funchal

O Parque Ecológico do Funchal vai ter um parque de campismo. A autarquia deu luz verde, no início deste mês, à abertura de procedimento para exploração daquele equipamento de lazer, assim como de quatro abrigos de montanha naquela área.

Neste momento, o projeto encontra-se em fase de concurso público, estando prevista a entrada em funcionamento na próxima primavera.

Ao futuro parque de campismo estarão destinadas duas áreas distintas, uma com 242m2 e outra com 176m2 (podendo ser aumentadas após apresentação de proposta e subsequente aprovação pela autarquia. Os planos preveem a edificação de uma unidade de apoio, com 75m2, devendo apresentar obrigatoriamente instalações sanitárias e balneários com duches de água quente.

Apesar de concessionado, o preçário do futuro parque de campismo será definido com a aprovação prévia da CMF, sendo que os funcionários municipais usufruirão de um desconto de 10%.

No caso dos abrigos de montanha, o projeto passa pela adaptação de quatro construções existentes. A autorização para a sua exploração dependerá de vários requisitos. As propostas terão de contemplar local de recepção de utentes e espaço de confeção de refeições e produtos alimentares. A autarquia estabelece ainda que as adaptações do interior e exterior das construções terão de ser apresentadas, em projecto, no concurso, assim como todos os serviços necessários ao bom funcionamento, nomeadamente, energia eléctrica, telecomunicações, água para consumo e águas residuais. A recolha e tratamento dos resíduos sólidos serão da responsabilidade do concessionário, bem como a manutenção dos caminhos e veredas adjacentes.

A decisão em concessionar equipamentos de lazer no Parque Ecológico visa criar boas condições para o usufruto daquele espaço, cumprindo assim um dos objetivos para que foi criado em 1994, como seja a oferta de infraestruturas para o recreio e lazer dos visitantes.