Mapa das Levadas da Madeira agora no site do Google Earth na Sala de Aula

Luís Antunes

Depois do sucesso do último mapa com todos os estabelecimentos escolares da RAM 2015/2016 (http://www.mapasnasaladeaula.org/mapas-do-projeto/portugal/arquipelago-da-madeira/escolas-da-ram-2015-2016), o projeto educativo sem fins-lucrativos “Google Earth na Sala de Aula” regressa novamente ao arquipélago da madeira desta vez para representar o mapa das Levadas.

O mapa que foi lançado inicialmente em novembro de 2013 só para visualização em Google Earth, está agora disponível no site do projeto em http://www.mapasnasaladeaula.org/mapas-do-projeto/portugal/arquipelago-da-madeira/mapa-levadas-madeira para ser consultado em qualquer browser de Internet. Agora já pode navegar sobre as mais de 100 levadas existentes em toda a ilha da Madeira e, se necessitar, partilhar esta informação pelas redes sociais e incorporar o mapa na sua página de internet. Por fim, tem a opção de sobrepor a camada geográfica dos concelhos, ajudando assim a localizar as levadas pelas diversas localidades.

Se quiser conhecer um pouco mais a capacidade destes software, pode participar no workshop de Google Earth que se realiza no dia 18 de novembro, durante o evento “1º GISDay da Madeira”(http://www.mapasnasaladeaula.org/noticias/participacaodoprojetogoogleearthnasaladeaulanacelebracaodogisday). Neste dia, para além de aprender a trabalhar no Google Earth e no GISCloud, será ainda apresentado o novo mapa do projeto. Este próximo mapa tem como objetivo mostrar um pouco a história da Madeira através de cartografia histórica. A primeira carta data do século XVII e representa todo o arquipélago da Madeira e contempla ainda uma vista da cidade do Funchal, uma segunda da Ilha da Madeira do século XIX e por último uma planta da cidade do Funchal do seculo XIX. Tudo isto sobreposto com imagens de satélite do Google Earth.

Acompanhe as novidades do projeto:
– fazendo “Gosto” na página do Facebook do livro: http://goo.gl/7WlyAf
– através do canal do YouTube com os restantes recursos existentes: http://goo.gl/gUZTOi