PS questiona Eduardo Jesus

carlos pereira

O Partido Socialista/Madeira emitiu um comunicado sublinhando que, numa ilha com fortes tradições marítimas, a ligação da população ao mar e aos navios faz parte da idiossincrasia do seu povo que olha, deste modo, de forma emotiva, para a primeira porta de entrada e saída da região.

Considera o PS que não é por acaso que os madeirenses têm manifestado particular descontentamento com os sucessivos adiamentos da ligação marítima entre a Madeira e Lisboa.

“Entre as muitas promessas e falácias preconizadas pelo Governo Regional, o PS-M atesta um conjunto de equívocos, que evidenciam a total descredibilização/ desorganização da execução deste tema de interesse público. Porém, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, revelou que existem seis armadores envolvidos no processo negocial com o Governo Regional, através da Administração de Portos da Madeira. De acordo com o Sr. Secretário surgiu, recentemente, um novo interessado para a ligação marítima entre a
Madeira e o continente. Entretanto, o Sr. Secretário garantiu, que no dia 30 de
novembro termina o processo de negociação com os armadores e no próximo dia 15 de dezembro, é decidido quem irá assegurar esta linha”.

Neste seguimento, o PS-M quer saber o seguinte:
1) O que aconteceu ao caderno de encargos que supostamente seria concretizado
pelo Governo de Passos Coelho?
2) Qual o procedimento de seleção dos interessados. Porque deixou de haver
concurso público?
3) Se não há concurso público quais os critérios que presidirão à seleção do
operador?
4) Qual o modelo de gestão e de funcionamento?
5) Quais os critérios para a seleção do operador?
6) Como não existem procedimentos concursais, qual a razão do secretismo em
torno dos nomes dos operadores que já manifestaram interesse na linha?

Diz o PS que a política feita com transparência e credibilidade não é mesma coisa que a gestão de negócios privados.

“O secretismo e a forma pouco esclarecida como este assunto tem sido apresentado à opinião pública, revela desconsideração pelos madeirenses e uma tentativa, mais uma, quase infantil e amadora, de disfarçar o completo desnorte em que se encontra o dossier dos transportes”, acusam
Por tudo isto, o grupo parlamentar socialista na Assembleia Regional fará chegar ao secretário, com urgência, as questões agora sugeridas, via Assembleia Legislativa da RAM.