PSD chumba requerimento do JPP sobre apreciação do passivo da Empresa JM

JM-logoUm comunicado hoje emitido pelo grupo parlamentar do partido ‘Juntos pelo Povo’ dá conta que o JPP viu chumbada pelo PSD a constituição de uma Comissão Eventual para análise das contas (passivo) do Jornal da Madeira.

A este propósito, o JPP teceu os seguintes considerandos:

  1. O PSD continua a impedir que os grupos parlamentares na Assembleia Legislativa Regional possam constituir comissões para a fiscalização do Governo, nomeadamente o apuramento das causas do passivo, os custos financeiros e as responsabilidades dos titulares de órgãos de gestão da EJM.
  2. O Grupo Parlamentar do PSD está, assim, a dar cobertura à Secretaria Regional de Sérgio Marques, e a constituir uma espécie de “guarda-costas” dos atos contabilísticos e administrativos menos transparentes dos anteriores gestores.
  3. Recorde-se que o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, em campanha, deixou bem clara a sua posição: “nem mais um tostão para o JM”. O facto é que o JM continua a receber as injeções de dinheiros públicos do mesmo.
  4. Herdeiros de uma tradição de 40 anos de poder, o PSD, que se diz renovado, não deseja a transparência dos atos contabilísticos e é caso para afirmar: Porque teme o PSD uma auditoria às contas no JM? Que cobertura pretendem dar aos atos administrativos e contabilísticos? Porque razão está, a toda a força, a impedir que o JPP tenha acesso às faturas de mais de meio milhão de euros de custos?