UMa e Gáslink assinam protocolo para formação e valorização de recursos humanos

universidadeA Universidade da Madeira (UMa) e a Gáslink Gás natural SA, empresa do Grupo Sousa, vão assinar um protocolo de cooperação, no próximo dia 20 de outubro, às 16h00, na Sala do Senado, no piso – 2, do Campus Universitário da Penteada.

A colaboração visa assegurar a promoção de iniciativas e a realização de ações conjuntas entre a UMa e a Gáslink, relativas à formação e valorização de recursos humanos e ao incremento de intervenções de incidência empresarial, em linha com o protocolo de cooperação celebrado recentemente entre a UMa e o Grupo Sousa na aposta do Ensino Superior na Região Autónoma da Madeira.

O protocolo prevê a participação de docentes e investigadores e pessoal técnico especializado da UMa em iniciativas e projetos com incidência empresarial; a colaboração na organização de eventos de natureza científica, tecnológica e empresarial; e a formação e treino dos alunos da UMa na Gáslink, em especial através da realização de estágios e outras formas valorizadoras dos processos de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.

No âmbito deste acordo, será proporcionado, no ano letivo 2015/2016, a um aluno do Mestrado em Engenharia Informática da UMa a formação em contexto de trabalho, estágio, com a duração de 1260 horas.

O estágio visa o desenvolvimento de software para a gestão e monitorização de um gasoduto virtual de Gás Natural Liquefeito.

O estágio terá a duração de cerca de 9 meses e, numa primeira fase, irá aplicar modernas e inovadoras técnicas da disciplina de Engenharia Organizacional para uma sistemática e abrangente recolha de informação e modelação do processo de negócio da Gáslink.

O acordo abrange ainda estudos de aproveitamento energético e outros desenvolvimentos tecnológicos tendo em conta o interesse comum, estando prevista a realização de estágios e candidaturas a fundos de apoio à IDT+I.

O protocolo vai ser assinado pelo Reitor da UMa, Prof. Doutor José Carmo, e pelo Administrador da Gáslink, Comandante Pedro Amaral Frazão.

Após a assinatura do protocolo segue-se uma apresentação sobre a atividade da Gáslink, proferida pelo Doutor João Dionísio Sousa.