João Barbosa sagrou-se bicampeão do campeonato norte-americano de resistência em protótipos

*Com Lília Castanha

O piloto João Barbosa Foto: delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/
O piloto João Barbosa
Foto: delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/

O piloto portuense João Barbosa sagrou-se bicampeão do campeonato norte-americano de resistência em protótipos, o Tudor United SportsCar Championship, ao terminar a última prova da temporada, Petit Le Mans,  no terceiro lugar.

Barbosa fez equipa com o brasileiro Christian Fittipaldi e o francês Sebastien Bourdais, num Corvette DP. A equipa resistiu às difíceis condições meteorológicas para vencer à classe (P de protótipos), e não só, pois venceram também a taça no Endurance Cup.

Ontem, 3 de Outubro, a sair da segunda posição da grelha, a equipa da Action Express Racing optou por fazer a corrida sem correr grandes riscos, apesar desta prova ter sido cheia de incidentes e acidentes.

Foto: ptjornal.com/
Foto: ptjornal.com/

O Corvette DP n.º 5 parou menos uma vez que a maioria dos seus adversários. A estratégia acabou por resultar, pois embora João Barbosa não conseguisse acompanhar o andamento do Porsche 911 e do BMW Z4 que viriam a concluir a prova nas duas primeiras posições, manteve-se bem à frente dos protótipos com quem discutia o campeonato.

Por causa do mau tempo e do anoitecer, a Direção de Prova decidiu terminar a corrida duas horas antes do previsto. Nick Tandy e Patrick Pilet cruzaram a meta em primeiro lugar e deram à Porsche uma vitória inesquecível, a que somaram o título GTE LM.