Guerreira contra o cancro promove novo concerto

Raquel Lombardi quer mostrar que se pode falar de cancro sem medos. É a organizadora deste concerto.
Raquel Lombardi continua a sua sensibilização para o cancro da mama.

Raquel Lombardi, a madeirense que sofre de cancro da mama mas que se tornou uma activista declarada do combate à vergonha de sofrer desta doença, está de volta com a organização de mais um evento solidário, com a receita a reverter para instituições de solidariedade social.

Recorde-se que a 30 de Julho último, Raquel Lombardi e um grupo de amigos foram os responsáveis pela realização de um concerto que se tornou num evento social concorrido, e que contou com a participação de músicos portugueses e estrangeiros.

Desta feita, Raquel e os seus apoiantes preparam um concerto a 24 de Outubro, pelas 21h30, no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos. O Funchal Notícias sabe que o presidente da Câmara Municipal apoiou a ideia, prontificando-se a ajudar no que fosse necessário.

Outras entidades apoiam já esta iniciativa, nomeadamente unidades turistico-hoteleiras, restaurantes e comunicação social, entre outras empresas.

wpid-musicos-praga.jpg.jpeg
Petr Paulu e Ladislav Horák

Para o concerto de Outubro, foram convidados dois professores do Conservatório de Praga, República Checa, músicos detentores de um currículo de respeito, que virão interpretar dois instrumentos distintos, guitarra e acordeão. São eles Petr Paulu (guitarra) e Ladislav Horák acordeão, que protagonizaram vários concertos notáveis a nível mundial. Os mesmos trarão consigo dois alunos, que também participarão no evento, cuja receita reverte, desta vez, para a Associação de Paralisia Cerebral, e para a CASA, associação de apoio aos sem-abrigo. Serão também recolhidos donativos para ajudar uma família com filhos menores, e que regista um caso de cancro.

wpid-musicos-praga2.jpg.jpeg

Neste concerto participarão ainda o tenor Stefan Hathazi e uma pianista suíça, um jovem talento, de seu nome Stephanie Kyek. Luciano Lombardi (marido de Raquel) e o seu aluno André Silva apresentar-se-ão na guitarra. O músico madeirense Norberto Cruz irá interpretar, também, peças ao bandolim.

Com a artista plástica Luz Henriques e o presidente da Associação de Paralisia Cerebral
Com a artista plástica Luz Henriques e o presidente da Associação de Paralisia Cerebral

Conforme explica Raquel Lombardi, neste concerto estarão presentes ainda algumas “guerreiras” do cancro da mama, pessoas que sofrem desta doença mas que a enfrentam com coragem e galhardia, exibindo turbantes em bordado Madeira, peças criadas pelo estilista Hugo Santos, destinadas a disfarçar a queda de cabelo gerada pelos tratamentos de quimioterapia, mas também a personalizar uma afirmação, um “statement”, de coragem e determinação.

“Estas guerreiras representam e passam testemunho da sua caminhada nesta estrada da cura e da vida. Algumas já passaram por todo o tratamento, outras estão ainda a atravessá-lo (quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia).

O concerto anterior, em Julho, foi um sucesso.
O concerto anterior, em Julho, foi um sucesso.

Raquel Lombardi agradece particularmente aos amigos que a apoiam em todo o processo de preparação do evento, nomeadamente as artistas plásticas Luz Henriques e Dília Jardim, o estilista Hugo Santos Iolanda Pereira e, naturalmente, seu marido Luciano.

Os bilhetes poderão ser adquiridos através da Associação de Paralisia Cerebral, ou no próprio local do concerto, pouco antes do mesmo. Mais informações poderão ser obtidas, em breve, no facebook de Raquel Lombardi, denominado maria aguiar.

Também no mês de Outubro, dedicado aos doentes de cancro da mama, haverá uma palestra sobre esta doença no Sindicato dos Professores da Madeira, protagonizada por Fernando Fernandes, médico oncologista especialista em cancro da mama, Carolina Fernandes (medicina tradicional chinesa) e a fisioterapeuta Cláudia Ramos. A palestra destina-se ao público em geral e foi também convidado para a mesma o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – núcleo da Madeira, Ricardo Sousa.