São Vicente avança com nova Bolsa de Estudo Social

 

unnamed
                                                  Foto: CMSV

Até ao ano passado, a Câmara Municipal de São Vicente apoiava, com Bolsas de Mérito, os três melhores alunos do concelho. No entanto, a partir do próximo ano lectivo, a autarquia pretende apoiar todos os alunos que tenham aproveitamento escolar, através da nova Bolsa de Estudo Social. “O objetivo é fazer com que os alunos se dediquem e estudem com vontade para depois, no próximo ano, usufruírem novamente da bolsa”, referiu a vereadora da Câmara de São Vicente com o pelouro da Educação, Rosa Castanho.

Assim, todos os alunos vão, a partir do próximo ano, ser apoiados desde que tenham aproveitamento escolar, numa ajuda que existirá para além da atual Bolsa de Mérito. Por mês, a Bolsa de Mérito, que distingue os três melhores alunos do concelho, ajuda os alunos com 100 euros mensais e a nova bolsa contribuirá com 75 euros mensais.

“Cada vez mais vemos as famílias com dificuldades em manter os seus filhos a estudar e as universidades também já manifestam isso, os alunos vão desistindo porque não têm como estudar e, como sentimos que as pessoas precisam de ajuda, decidimos alargar este apoio, que também é uma forma de incentivá-los a estudar mais”, salientou a vereadora.

Os alunos que assim o desejarem já podem fazer a candidatura a esta bolsa na Câmara Municipal de São Vicente, até dia 15 de Novembro próximo.

unnamed (1)
                                             Foto:CMSV

De notar que a autarquia de São Vicente promoveu um almoço com os três alunos apoiados com a Bolsa de Mérito e com outros jovens estudantes universitários do concelho, no restaurante do Complexo Balnear da Ponta Delgada.

Nance Silva, da Ponta Delgada, recebeu, por três vezes, já que acabou agora o curso em Aveiro de Gestão da Qualidade, a bolsa de mérito da autarquia de São Vicente. “A Bolsa de Mérito incentiva os estudantes a obter melhores resultados e, a meu ver, incentiva os jovens a ter melhores notas para conseguirem ingressar no mercado de trabalho com melhores expectativas”, defendeu.  Para a jovem, a Bolsa de Estudo Social será muito importante e uma boa iniciativa para os estudantes “continuarem os seus estudos”.

Mariana Fernandes, aluna de Medicina na Universidade da Beira Interior e natural de Ponta Delgada, soube hoje da nova bolsa. “Acho muito bom porque sempre é mais uma ajuda”, disse, apontando que, para quem vai para fora, “todas as ajudas são bem-vindas, nem que seja para ajudar a pagar uma viagem ou a alimentação”.

O presidente da autarquia de São Vicente, José António Garcês, falou sobre a nova bolsa durante o almoço-convívio e, acima de tudo, incentivou os jovens a não esquecerem “as raízes”. “Estejam onde estiverem, não esqueçam o vosso concelho”, apelou.

Hoje à noite, pelas 21h00, há a atuação do cantor Álvaro Florença. Para amanhã está agendada a sessão solene do Dia do Concelho de São Vicente, às 18 horas, no edifício da autarquia. A partir das 19h30 de amanhã atuarão grupos corais e, às 21 horas, arranca o Festival ‘Vozes do Norte’. A noite terminará com a atuação dos Galáxia, às 23h00.