Navio-patrulha ‘Cacine’ vem render o ‘Schultz Xavier’

Cacine

É já amanhã, dia 12 de Agosto, que chega à Região o navio-patrulha ‘Cacine’, comandado pelo primeiro-tenente Dias de Oliveira. O NRP Cacine, que vem cumprir uma nova comissão de serviço na Madeira, vem render o NRP Schultz Xavier no dispositivo naval da Zona Marítima da Madeira.

Comandado pelo capitão-tenente Costa Ramos, o NRP Schultz Xavier esteve três meses e, durante esse período, cumpriu diversas missões, nomeadamente a fiscalização da actividade da pesca, o apoio ao Parque Natural da Madeira nas rendições dos vigilantes da natureza nas Desertas e Selvagens, e bem assim assegurou uma prontidão de duas horas para salvaguarda da vida humana no mar.

Quanto ao ‘Cacine’, que estará atribuído ao dispositivo naval da Zona Marítima da Madeira até meados de Outubro de 2015, foi o primeiro de dez navios, tendo dado o nome a esta classe.

Construído no Arsenal do Alfeite, entrou em serviço em 1969, Das suas atribuições, hoje em dia, constam ainda missões de interesse público, relativas à fiscalização de espaços marítimos e protecção de recursos, salvaguarda da vida humana no mar e repressão de ilícitos, em colaboração e apoio a outras entidades e forças de segurança.