A Semana Gastronómica de Machico 2015 já está a decorrer

Semana gastronomica 1*Com Lília Castanha

Iniciou-se ontem a  30ª edição da Semana Gastronómica de Machico que tem como finalidade divulgar a gastronomia tradicional da região, em especial a do concelho de Machico assim como contribuir para a promoção socioeconómica e cultural da localidade. Durante a Semana gastronómica os visitantes têm a oportunidade de saborear uma diversidade iguarias típicas além de poderem assistir a múltiplos espetáculos e atividades.

O evento conta com a presença de 11 restaurantes, 16 bares e 3 associações, além das sessões de Live Cooking, na segunda-feira (02/08), quarta-feira (5/08) e sábado (08/08), iniciativa esta que foi apresentada pela primeira vez na 29º edição.

A Corrida da Bandeja e o Festival de Cocktails, no domingo, último dia do evento, actividade organizada pela Associação de Barman da Madeira são outras atividades que os visitantes poderão presenciar.

Para além da habitual degustação da cozinha típica regional, a Semana Gastronómica conta com animação musical que preencherá toda a semana, com destaque para a sexta-feira, dia 31 de julho, com a atuação da artista nacional Júlio Pereira (cavaquinho) e no sábado, dia 01 de agosto, o grupo açoriano Ronda da Madrugada. Na segunda-feira, dia 03, o espetáculo com o grupo humorístico 4Litro e, dia 05, quarta-feira, a atuação do artista nacional João Pedro Pais. O dia 06 de agosto, quinta-feira será dedicado ao género Fado, com a atuação dos Fado Funcho e Jorge Fernando.

Nos restantes dias estarão em palco vários grupos musicais de diversas sonoridades, nomeadamente, a música tradicional, o pop/rock, as tunas, a dança desportiva e novas revelações musicais. Os grupos de folclore e de etnografia complementam o programa de animação do certame.

Na presente edição do certame os estabelecimentos participantes utilizarão o copo ECO personalizado para o evento «Semana Gastronómica».

Uma novidade neste ano é o «espaço kid», um espaço orientado para os mais novos, com grande diversidade de jogos e atividades, sob a coordenação de uma equipa de responsáveis. Este recinto lúdico infantil está situado junto ao Fórum Machico e tem como objetivo proporcionar um espaço de entretenimento às crianças, enquanto os pais visitam o espaço. Na área do Fórum, também estará disponível uma pista de carros elétricos.