Madeirense Beatriz Martinho vence 27.ª Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz

Gala3
Beatriz Martinho recebeu o prémio do presidente da Câmara da Figueira. Fotos Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A madeirense, de 10 anos, Beatriz Martinho, com a música “Ginasticar”, venceu ontem à noite a 27.ª edição da gala de pequenos cantores da Figueira da Foz.

Segundo conseguimos apurar junto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Beatriz Martinho foi a vencedora nacional (a vencedora internacional foi a representante da Estónia) e a compositora da sua canção, Carolina Caires ganhou o prémio de melhor música.

gala5Beatriz Brito Martinho já tinha ganho a gala de 2013, ex-aequo, com Juliana Domingues, com a canção ‘Gira Girassol’.

Agora, a canção ritmada, que incentiva o exercício físico, cantada e dançada, ao estilo de aula de aeróbica, pela pequena madeirense, conquistou ainda o prémio para a melhor música, da autoria de Carolina Caires.

Das atuações internacionais, a vencedora foi Triinu Sepp, de 7 anos, natural da Estónia, que interpretou o original “Flöödina helisev viis”, com música de Erki Sepp e letra de Kaari Sillamaa. O tema que, em português, significa “Soa como uma flauta”, convenceu os jurados, que se renderam à voz límpida e à atitude da pequena cantora

gala2Com Susana Félix como cantora convidada e o actor Pedro Granger na apresentação, a 27.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz decorreu no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

A edição deste ano contou com 14 participantes oriundos de 6 países – Portugal (Açores, Figueira da Foz, Seixal, Almada, Coimbra, Madeira), Eslováquia, Roménia, Áustria, Ucrânia e Estónia.

Os catorze concorrentes, de seis nacionalidades submeteram-se à apreciação do júri.

Do júri fizeram parte o jornalista Sansão Coelho, Presidente do Júri e representante da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a cantora Susana Félix, a embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, Helena Figueiredo, a professora de canto e técnica vocal da Escola de Artes do CAE, Carla Bernardino e a aluna do Conservatório de Música David de Sousa, Laura da Silva Pereira.

gala4Na gala actuaram também o grupo de dança da Escola de Artes do CAE, numa coreografia de Patrícia Gouveia, da Orquestra Mar Arte e do Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, que têm como directores artísticos o maestro Rui Lúcio e a maestrina Alexandra Curado.

Recorde-se que a Gala dos Pequenos Cantores foi retomada em 2013 após alguns anos de interrupção.

A 27.ª Gala Internacional dos Pequenos cantores da Figueira da Foz foi gravada e será transmitida, em data a anunciar, nos canais da TVI.