JPP pede mais apoios comunitários à banana biológica

JPP

Vários elementos do Juntos Pelo Povo, acompanhados do recém-conhecido candidato à Assembleia da República, estiveram esta tarde na XV Mostra Regional da Banana, na Madalena do Mar, para contactar com produtores e outros agentes envolvidos na produção e comercialização de banana. O partido denuncia a fragilidade dos produtores em relação às grandes superfícies e pede mais apoios à produção biológica.

Esta deslocação pretendeu recolher informação detalhada com vista a consolidar um eventual pacote de propostas parlamentares para colmatar as dificuldades no sector e surge no seguimento das reuniões que o JPP tem tido com a GESBA, empresa de Gestão do Sector da Banana, e os produtores de banana madeirenses.

O porta-voz do grupo foi Rafael Nunes, um dos deputados à Assembleia Legislativa Regional, que destacou as potencialidades da marca “Banana da Madeira”, não só para a agricultura, também é para a própria imagem da Região em termos turísticos, proporcionando o sustento a várias famílias madeirenses, direta e indiretamente.
Fruto dos vários contactos, o JPP chegou à conclusão que o mercado agrícola está a colocar o esforço económico maioritariamente em cima do agricultor, aproveitando-se da inexistência de organizações, ao contrário das grandes superfícies.

“Os produtores de banana regional são um caso extremo dessa situação, pois são um pequeno nicho a nível nacional – perto de 2800 – que sentem muita dificuldade em aceder a apoios comunitários”, sublinha o deputado do JPP, para quem é urgente uma agilização e desbrucratização dos apoios agrícolas.
É do entender do JPP que os agricultores regionais, bem como os nacionais, têm de ser protegidos, quer através de regulação para controlo de qualidade e do comércio de produtos que são produzidos e entram no país, para que a agressividade dos mercados internacionais atuais possa ser combatida e os produtores regionais, que apesar destas dificuldades levaram o nome da banana da Madeira aos quatro cantos do mundo, possam estar em pé de igualdade com os produtores de outros países.
O JPP nota também que deveria de existir uma maior atenção dos fundos comunitários em relação à produção de banana biológica na Madeira, por ser originária de uma Região Ultraperiférica, por ser uma produção com elevados custos e por apresentar um estilo de agricultura sustentável e mais saudável.

O JPP entende que é pertinente a discussão a nível europeu que permita um apoio mais justo e coerente a este produto que tem vindo a ser uma das maiores imagens de marca da agricultura madeirense.