Pescadores madeirenses ampliam raio de acção

agricultura-e-pescas

Os atuneiros madeirenses que se desloquem aos Açores estão finalmente em igualdade de circunstâncias depois de terem aderido ao POPA – Programa de Observadores para as Pescas dos Açores, conforme negociação feita no princípio do ano entre as duas direções regionais das pescas. Assim, depois de terem aderido a este programa é permitido aos nossos pescadores alargar o seu raio de ação, nomeadamente em áreas condicionadas como Condor e Formigas.

Na sequência desta negociação também foi acordado às embarcações de peixe-espada preto pescarem nos mares dos Açores a Sul do paralelo 36, estando em curso negociações para autorização por parte da Direção Regional de Pescas dos Açores autorização até às 12 milhas em toda a Zona Económica Exclusiva dos Açores.

Para o diretor regional de Pescas, Luís Ferreira, esta adesão “é um desejo tornado realidade para os pescadores madeirenses que agora estão em igualdade de circunstâncias além de ter sido uma promessa do Presidente do Governo Regional que agora foi concretizada”.

A direção regional de Pescas irá também desenvolver programa semelhante para os barcos açorianos que desenvolvam atividade na Zona Económica Exclusiva da Madeira.