Exibição de gala dá título às norte-americanas

Celebração da vitória norte-americana no campeonato do mundo de futebol feminino 2015
Celebração da vitória norte-americana no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino 2015                  Fonte: CNN

*Com Lília Castanha

O canal de notícias norte-americano CNN continua a apregoar a vitória da sua equipa na final do Campeonato Mundial de Futebol Feminino, realizado em Vancouver, Canada, que decorreu no domingo, dia 5 de Julho.

A equipa feminina de futebol dos USA, que já somava dois títulos, um conseguido em 1991, primeiro ano em que se realizou a competição, e o segundo em 1999, é agora a seleção com mais títulos. A equipa vencedora defrontou o Japão, a anterior detentora do título, e venceu por 5-2.

Carli Lloyd foi a mulher do jogo ao marcar três golos, sendo o terceiro um chapéu desde o meio campo, deixando a guarda-redes japonesa completamente batida e sentenciando praticamente o resultado do jogo.

LLoyd marca o segundo golo frente ao Japão
LLoyd marca o segundo golo frente ao Japão

A final de domingo prendeu a atenção do público norte-americano, incluindo a do homem mais poderoso do país, Barack Obama, que foi dos primeiros a felicitar a equipa pela vitória pelas redes sociais. Hillary Clinton também não se fez rogada e exprimiu o seu orgulho com a seguinte mensagem: “Here’s to fearless women chasing their goals. Congratulations, Team !” Por sua vez, Tiger Woods gostou definitivamente do que viu pela sua mensagem no Twitter: “Love watching history being made. There’s nothing like it. Go USA!” e foram muitas as outras celebridades que vibraram com o triunfo da sua equipa.

Pelo que foi permitido verificar pela qualidade das equipas neste Mundial, o paradigma do futebol feminino está a transformar-se e a visão do público também, o que de certa maneira ajuda a justificar os recordes de assistência ao vivo e pela televisão dos jogos do campeonato deste ano. Esperemos que este seja um rumo a seguir e a aumentar nos próximos anos, porque o futebol feminino conquistou o seu lugar na modalidade.

O próximo Mundial realiza-se em 2019 em França.

No video pode-se assistir à celebração da vitória das americanas e aos golos marcados na partida: https://www.youtube.com/watch?v=smOzHzUOr-g