
O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. – RAM (IVBAM), realiza até quinta-feira (dia 25), nas cidades de Viena, Cracóvia e Varsóvia um conjunto de ações de promoção e divulgação do Vinho Madeira.
A primeira iniciativa teve lugar hoje na cidade de Viena, onde estão presentes os representantes de 3 empresas de Vinho da Madeira – Henriques & Henriques; Justino´s Madeira Wines e Madeira Wine Company.
As ações em Cracóvia e Varsóvia realizar-se-ão nos dias 24 e 25 de Junho, respetivamente, contando com a presença das empresas Henriques & Henriques; H.M. Borges; Justino´s Madeira Wines e Vinhos Barbeito.
O programa estipulado para as 3 cidades é semelhante, e inicia-se pelas 15h30 com a realização de provas abertas durante as quais os convidados poderão degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada cidade.
Estas provas são especificamente direcionadas aos profissionais do setor vínico, nomeadamente importadores, distribuidores, retalhistas, sommeliers, imprensa especializada, entre outros.
Simultaneamente, entre as 15:30 e as 17 horas, decorrerá um “Seminário sobre o Vinho Madeira”, dirigido a um restrito número de profissionais e líderes de opinião, durante o qual serão desenvolvidas diversas temáticas relacionadas com as especificidades da Região Vitícola, desde o clima, os solos, o relevo, as castas, ao processo de produção e após a qual será realizada uma prova comentada de diversos vinhos da Madeira. De referir que esta iniciativa contará com a presença do conceituado crítico de vinhos português, Rui Falcão, como orador.
A aposta promocional nestes mercados europeus prende-se com a importância dos mesmos em termos de exportações do Vinho Madeira, por forma a consolidar a notoriedade da marca nos mercados austríaco e polaco, dar a conhecer as potencialidades do Vinho Madeira e suas formas de consumo, atingir novos públicos-alvo, bem como, aumentar a exportação de Vinho Madeira para estes dois mercados.
De referir que os dois mercados em questão tiveram um aumento na tabela de exportação em comparação com o período homólogo 2013/2014 de 519% em quantidade e 318% em valor na Polónia, sendo que, na Áustria o aumento foi de 102% em quantidade e 86% em valor.
No ano de 2014 a Polónia ocupou o 8º lugar (em valor) do total comunitário com 50.829,75 litros o que equivale a 215.687,21 Euros e a Áustria ocupou o 9º lugar (em valor) do total comunitário com 35.899,50 litros correspondendo a 153.290,82 Euros.
A realização destas provas é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






