Amoedo e Andermatt no 3º Encontro Normal com a Diferença

Foto - Mario Gutiérrez Cru

A Associação Cultural Companhia Clara Andermatt (ACCCA) e o grupo Dançando com a Diferença (GDD) organizam o 3º Encontro Normal com a Diferença, orientado por Henrique Amoedo e Clara Andermatt, que tem início hoje no Teatro Viriato, em Viseu, graças ao apoio do Teatro e da Companhia Paulo Ribeiro.

No primeiro dia (quinta-feira, 18 de junho) Andermatt e Amoedo dinamizam um workshop de dança para 30 pessoas, com e sem deficiência, selecionadas entre os participantes do projeto Dançando com a Diferença ROAD, dinamizado no último trimestre do ano passado pela companhia madeirense, Viseu.

Seguem-se dois dias e meio (sexta, sábado e domingo, 19 a 21 de junho) de uma ação de formação intensiva com profissionais convidados, maioritariamente da área da dança e também de outras áreas artísticas como a performance, o teatro, o vídeo ou as artes circenses. Oito são os intérpretes do Dançando com a Diferença presentes nesta edição do Encontro.

Em cada edição do Encontro Normal reuniram-se aproximadamente 20 intérpretes e criadores com e sem deficiência, experiência que se repete agora. Pretende-se proporcionar experiências, olhares e reflexão sobre diferentes formas de expressão e comunicação a todos os envolvidos.
Não se pretende ter regras muito definidas à partida, mas criar espaço e tempo para a espera, para a observação, para estimular a intuição e o inconsciente.

A formação intensiva destinada aos profissionais convidados inicia-se, depois da apresentação de todos os participantes, com uma conversa / conferência, que vai lançar o mote e enquadrar todos para o decorrer dos dias seguintes. Elisabete Monteiro e Paula Lebre, docentes das áreas da Dança e da Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana e investigadoras também pertencentes ao Instituto de Etnomusicologia – Estudos de Música e Dança (INET-md), introduzirão o conceito de FLOW (do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi), que norteará a investigação que desenvolverão no âmbito deste 3º Encontro Normal com a Diferença.

A primeira edição aconteceu em Lisboa e a segunda na Ilha da Madeira sendo que a quarta edição será realizada, ainda este ano, em Montemor-o-Novo n´O Espaço do Tempo, ações viabilizadas também com o apoio do programa Donate Miles da TAP.