Lar de idosos do Caniço com casos de sarna que estão a ser medicados

lar caniço
O Lar Jardim do Sol está inserido no Centro Cívico do Caniço.

O Lar de Idosos do Jardim do Sol, na freguesia do Caniço, tem registado alguns casos de sarna, que motivam a preocupação não só dos familiares como de alguns funcionários da instituição.

O médico que acompanha o estabelecimento confirmou ao Funchal Notícias o problema mas também esclarece que a situação está controlada, os idosos foram medicados e não se pode falar num problema de saúde pública.

Esta instituição foi inaugurada em 2005 e funciona no Centro Cívico do Caniço, também com as valências de centro de dia/convívio. Os idosos internados ultrapassam as duas dezenas.

O Funchal Notícias foi alertado para o problema dos casos de sarna por quem conhece bem a realidade da instituição. O objetivo não é pôr em causa a sua importância mas apenas atalhar um problema que consideram ser de saúde pública. Contactada a diretora Idalina Santos, esta remeteu-nos para o médico que presta assistência ao idosos do Jardim do Sol. José António Araújo admite que se detetaram casos de escabiose (vulgo sarna) mas que o assunto já está a ser tratado. Sendo uma instituição aberta, não é possível controlar a entrada do parasita e tão pouco resulta da falta de condições de higiene dos idosos, podendo sim agravar o problema, o que não é o caso deste Lar. O tratamento,segundo o médico, é o mesmo que tradicionalmente se faz ao piolho.

António Araújo esclarece que não há razões para os familiares ficarem alarmados, porque os casos detetados estão a ser tratados. Além disso, não é uma doença de declaração obrigatória. Por outro lado, mesmo os doentes que não estejam internados e até funcionários  fazem o tratamento como prevenção.

Ninguém consegue precisar a origem desta doença parasitária, sem caráter viral. Há tempos, houve casos de escabiose no próprio hospital central do Funchal. Sendo uma instituição aberta, o parasita pode passar por diversas vias. Mas, o mais importante, esclarece o médico, é erradicá-lo de forma célere. A melhor maneira é através da compra livre de um produto líquido na farmácia, denominado benzoato de benzila.

Segundo a literatura médica, a escabiose ou sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contacto direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.

A doença tem como característica principal a comichão intensa que, geralmente, piora durante a noite. O tratamento da sarna consiste na aplicação de medicamentos sob a forma de loções na pele do corpo todo, do pescoço para baixo.