Dia de sensibilização para a violência contra idosos assinala-se hoje

Cartaz_IV-coloquio-envelhecimentoAssinala-se hoje, dia 15 de Junho, o Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, uma data que foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas com o objectivo de criar uma consciência global, aos mais diversos níveis, da existência do problema da violência contra a pessoa idosa, e chamar a atenção para a necessidade de erradicar este flagelo que, apesar de ser cada vez menos tolerado, precisa, ainda assim, de ser mais denunciado, já que os números reais estão longe de reflectir a realidade vivida pelos idosos.

Segundo um comunicado da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da RAM (ARPIRAM), no nosso País, dados recentes dão conta do elevado número de cidadãos acima dos 60 anos de idade que já foram vítimas de actos e condutas violentas, de natureza diversa. Todas as semanas, em média, 16 idosos são vítimas de violência em Portugal.

Trata-se de um problema inadmissível, de um fenómeno com o qual a sociedade não poderá jamais pactuar, seja através do silêncio, seja pela indiferença e negligência a que vota os cidadãos idosos. A violência contra os idosos é, acima de tudo, um claro atentado aos direitos humanos.

Segundo os dados disponibilizados pelo projecto “Envelhecimento e Violência”, promovido pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o Instituto de Segurança Social e a Guarda Nacional Republicana, a Região Autónoma da Madeira é a zona do País com maior percentagem de casos de violência exercida contra idosos. É uma liderança vergonhosa, e em relação à qual muito há ainda por fazer para mudar esta situação. Urge envidar esforços para salvaguardar e fazer respeitar os direitos dos idosos na nossa Região, urge consciencializar as populações para este problema, é necessário consciencializar as entidades públicas e privadas para a importância de denunciar e intervir com vista à erradicação deste gravoso fenómeno.

A ARPIRAM, particularmente sensível aos problemas e às especificidades deste segmento populacional, lançou na passada sexta-feira, dia 12 de Junho, a sua campanha “Idosos/Violência: tolerância zero!”, com vista a desenvolver, na Região Autónoma da Madeira, uma análise abrangente da violência contra os idosos e alertar para o muito que ainda está por cumprir e garantir no campo do respeito pelos direitos humanos e de cidadania, apelando à intervenção de todos, desde o comum cidadão até às entidades com responsabilidades governativas, porque este é um problema que exige a atenção e a acção de todos nós, sem excepção.

Apenas com uma sociedade activa, atenta e interveniente é que poderemos caminhar para um futuro em que a violência contra os idosos deixe de ser uma infeliz realidade para tornar-se, apenas e só, como esperamos, num mero conceito a constar dos manuais de legislação.