Região participa na Conferência Internacional do Trabalho

rubina1

No âmbito da 104a sessão da Conferência anual da Organização Internacional do Trabalho, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, irá participar nos trabalhos finais a decorrer de 8 a 10 de Junho no Palácio das Nações em Genebra.

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, faz-se acompanhar pelo Diretor Regional do Trabalho, Rui Silva, representando a Região Autónoma da Madeira como conselheiro técnico. A delegação portuguesa conta ainda com a presença do Ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

A Organização Internacional do Trabalho existe desde 1919 e é considerada uma importante instituição mundial com intervenção na área do Trabalho, Emprego e Segurança Social.

A conferência deste ano, tem como tema: “Construir o futuro com trabalho digno” e centra o essencial da sua ação em temas como: a crise internacional, o desemprego e as respetivas formas de combate.

Nestes trabalhos, estarão também presentes responsáveis governamentais de todos os Estados membro. Além de representantes de empregadores e trabalhadores de organizações internacionais e de organizações não governamentais, permitindo assim, uma abordagem global dos assuntos ligados ao mundo do trabalho.

Assim sendo, a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e a Direção Regional do Trabalho, consideram ser da máxima importância, a discussão e a elaboração de um plano de ação que combata e previna o desemprego considerado um dos maiores flagelos sociais num contexto mundial.

Na ordem de trabalhos constam ainda, temas como; a Proteção Social dos Trabalhadores, a Cimeira Mundial sobre o Mundo do Trabalho, o Dia Mundial contra o Trabalho infantil, a Segurança no Trabalho, Criação de Emprego Digno, Proteção Social dos Trabalhadores e a Justiça Social.