Museus da Madeira com “mais madeirenses”

cultura

 “A Cultura tem tido muitas dificuldades em sobreviver. São gestos como estes que nos fazem acreditar no futuro, que nos fazem acreditar que é possível fazer mais e melhor”. Esta foi a mensagem da subdiretora regional dos Assuntos Culturais, Carina Bento, na homenagem organizada pela Photographia – Museu Vicentes e a Associação dos Amigos do Museu às personalidades que doaram peças àquele espaço durante o ano transacto, uma cerimónia que teve lugar na tarde de ontem no espaço Infoarte.

Na ocasião, Carina Bento agradeceu a todas a pessoas que têm doado peças ao Museu Vicentes, sobretudo aquelas seis personalidades que ontem receberam um diploma de agradecimento.

cultura2

Na exposição ‘O Museu através das suas doações’, ontem inaugurada e que ficará patente ao público até ao próximo dia 22 de maio, podem ser vistas fotografias de algumas das peças que foram doadas nos últimos anos, com proveniências tão distintas como Madeira, Finlândia, Suíça, Alemanha ou Inglaterra.

Refira-se ainda que, aproveitando a comemoração do Dia Internacional dos Museus, a subdiretora regional dos Assuntos Culturais e o diretor de serviços dos Museus e Património Cultural, Francisco Clode, visitaram ao longo do dia vários espaços museológicos.

O périplo começou logo pela manhã no Museu Quinta das Cruzes, seguindo-se o Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu. Na parte da tarde, foi a vez do Museu de Arte Sacra.

cultura3

Estas deslocações tiveram como objetivo assinalar a data e assistir in loco às actividades preparadas para o Dia Internacional, ao mesmo tempo em que foram feitos contactos com os responsáveis dos museus em causa, assim como com alguns visitantes.

Carina Bento enalteceu as actividades dinamizadas e mostrou-se satisfeita pelo aumento da procura dos museus pelos madeirenses, o que revela, sublinhou, uma inversão na habitual tendência de dois terços daqueles que procuram estes núcleos serem turistas.