Mariana Vargem vence XTerra Kids na Golegã

Mariana Vargem foi a vencedora
Mariana Vargem foi a vencedora

Realizou-se no passado fim de semana mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem na Golegã . Esta que foi a estreia do XTerra Kids esta temporada. Trata-se concretamente de um triatlo em que tem a particularidade do segmento de bicicleta ser em BTT e o segmento de natação ser por vezes em lagoas, ao invés das provas ditas normais.
Em termos de participação madeirense marcaram presença 2 atletas do C.F.Andorinha, João Ramalho nos Iniciados, e Mariana Vargem, atual campeã nacional da época passada, que esta época transitou para os Juvenis.
Num dia de imenso calor, a possibilidade de uso de fato isotérmico para o segmento de natação ficou logo excluída fazendo com que a diferença de nível entre atletas passasse a ser mais vincada graças a esse factor.
João Ramalho que com um segmento de natação um pouco aquém das suas capacidades, viu-se obrigado a arriscar no BTT, levando-o inclusive a uma queda na fase final do segmento. A corrida final não permitiu grandes recuperações devido à curta distância e ao equilíbrio de forças entre os jovens, acabando por aquedar-se pelo 34º lugar final.
Quanto a Mariana Vargem, tal como habitualmente nadou o suficiente para não hipotecar o restante da prova, saindo da água em 7ºlugar, fazendo uma transição bastante rápida para o BTT, onde em 8kms veio a alcançar a dianteira e inclusive distanciar-se ligeiramente na fase final, tendo apenas um segmento de corrida final de gestão rumo ao triunfo.
Próxima competição nacional com participação do C.F.Andorinha será o Aquatlo Jovem do Fundão a 10 de Junho.