“NA BAÍA DOS POETAS” APRESENTADO NO CCE

na-baia-poetas

Decorre amanhã, dia 16 de maio, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, pelas 17:00, a apresentação do livro “Na Baía dos Poetas”, obra poética de estreia do novel escritor José Gouveia Abreu (Zé Abreu), natural daquela freguesia. A obra, que tem o carimbo da Chiado Editora, será apresentada pela escritora Graça Maria Nóbrega Alves, e conta com o apoio da Câmara  unicipal de Câmara de Lobos, que estará representada do ato pela sua Vice-presidente, Sónia Pereira.

Sobre a obra:

“Na Baía dos Poetas” reúne poemas com uma multiplicidade de temas, onde podemos identificar uma poesia solta, que exalta, por vezes rasgada, interrompida, aguda, audaz, tocante e, acima de tudo, regada com sentimentos que nos embalam para o mais profundo do que se quer comunicar através da palavra poética.

Com esta publicação propõe-se uma viagem à descoberta do lugar da poesia na nossa vida que, de uma forma ou de outra, toca a todos. Na companhia de um poema: Não sentem a dor / sentem uma vontade exímia de viver.

Escrever poesia é desabafar, imaginar, viajar para todos os lados, pois não há fronteiras no mundo da poesia. Esperamos que os leitores sejam abarcados por este universo poeticamente multifacetado e que, acima de tudo, sejam também capazes de poetar a partir destas humildes palavras. Alguns poemas podem mesmo provocar diversas leituras, várias emoções e isso é o que importa, levar cada leitor a criar outras histórias a partir destes versos. Não interessa somente o que pensa o autor, importa também as diferentes interpretações que os poemas provocam, no íntimo de cada leitor.

O presente livro oferece ao leitor uma viagem poética percorrida a partir de uma baía, numa ilha, que se abre ao mundo. Nesta baía, sou um passageiro que procura sempre a distância. Uma coletânea de cinquenta poemas que são como: uma pequena semente que rebenta na terra fecunda e ergue-se airosamente no espaço de todos.

Do autor:

José Gouveia Abreu – Nasceu e vive na Ilha da Madeira. Atualmente possui um Mestrado em Arte e Educação e desempenha a função de Professor da disciplina de Teatro, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol.

Possui o Curso de Artista de Teatro, promovido pelo Teatro Experimental do Funchal; Curso de Encenador e Diretor de Teatro promovido pelo INATEL; Formação em Técnicas de Espetáculo, Som, Iluminação e Palco, realizado no Teatro da Trindade; entre outras formações na área do Teatro. Certificado de Aptidão Profissional, emitido pela Direção Regional de Formação Profissional.

Formador na área do teatro e da animação em várias entidades públicas e em escolas profissionais, bem como, uma variada experiência prática como artista de teatro (autor, encenador, ator e animador). Coordenador Artístico de Encontros de Teatro; Diretor Artístico de Grupos de Teatro.

Encenação de vários espetáculos teatrais de autores como: Gil Vicente, Raúl Brandão, Mário Pyrro, Luísa Costa Gomes, Miguel Cervantes, Eurípedes, Sófocles, Frederico Garcia Lorca, Teresa Rita Lopes, António Torrado, Ésquilo e Fernando Pessoa.

Poemas editados em coletâneas no Brasil (Nós da Poesia – Vozes da Rua) pela Print Editora e em Portugal (Entre o Sono e o Sonho) pela Chiado Editora.