Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia comemora Semana Europeia da Juventude na Europa

Alunos-Polonia-2

Seis alunos e quatro professores da HBG estão esta semana na Polónia, no âmbito do projeto de parceria com escolas estrangeiras. O projeto “Cápsula do Tempo, viagem das experiências passadas às expectativa futuras”, coordenado na escola pelo Clube Europeu HBG, visa aproximar gerações, incentivar o envolvimento da família na vida académica dos alunos, potenciando aprendizagens através das vivências dos mais velhos. Inseridas neste projeto, decorreram já diversas atividades, entre as quais, a ida de alunos e professores da escola à Turquia e Eslováquia, a receção na Madeira de alunos e professores das escolas europeias parceiras e a organização de palestras que levaram à HBG notáveis da nossa região.

Desta feita, decorre a mobilidade à escola parceira da Polónia, onde os alunos desenvolverão trabalhos em parceira com os congéneres das escolas parceiras, da Polónia, Eslováquia e Turquia, e apresentarão trabalhos desenvolvidos na escola. Terão, ainda, a oportunidade de conhecer o património local e de visitar cidades de referência como Varsóvia e Gdansk. Esta mobilidade é a última de um projeto com duração de dois anos, iniciado em Setembro de 2013.

Na semana seguinte parte da comitiva segue para a Roménia, onde decorrerá novo intercâmbio de escolas parceiras, agora referente ao projeto europeu “Infância Saudável, Vida Agradável”, onde são parceiras escolas da Polónia, Turquia, República Checa, Espanha, Itália e Roménia. Este será, igualmente, o último encontro do projeto, coincidente com o anterior no que concerne ao ciclo de desenvolvimento.

Pensando o futuro, o Clube Europeu HBG apresentou diversos projetos europeus, designadamente, um projeto estratégico de desenvolvimento pessoal para professores, incluindo mobilidades individuais para formação de professores no estrangeiro, projetos de parceria com escolas europeias e parcerias transetoriais, envolvendo parceiros dentro e fora do setor educativo, potenciando a capacidade interventiva da escola e o impacto do programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto na RAM.

O Clube Europeu HBG tem, também, prestado apoio a escolas e entidades que atuam na área social na Região, partilhando competências e experiências adquiridas e procurando, desta forma, promover a adesão e o desenvolvimento de novos projetos financiados no âmbito do programa Erasmus+.