XIVª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO LIMÃO

cartaz-XIV-ERL15

No próximo fim-de-semana, dias 09 e 10, decorre, na freguesia da Ilha um dos eventos temáticos do ciclo, a XIVª EXPOSIÇÃO REGIONAL DO LIMÃO.

Num ambiente de partilha de conhecimentos e festa, promove-se mais uma atividade que dinamiza a

economia regional e local em diversas vertentes e eleva os obreiros das paisagens agrícolas madeirenses e de produtos agrícolas de qualidade, os agricultores.

A Exposição Regional do Limão tem sido uma excelente forma de afirmar o território onde se insere e exalta as particularidades culturais, sociais e económicas da população da freguesia da Ilha.

Estão inscritos para a Exposição do Limão mais de 400 agricultores, na sua grande maioria do Concelho de Santana. O produto completará o grande expositor do limão que estará patente no Polidesportivo local.

A Casa do Povo Ilha, entidade organizadora do certame, junta diversos atrativos destinados a diferentes públicos, nomeadamente debate, venda de produtos agrícolas e derivados do limão, um programa com forte pendor tradicional, tendo como expoente máximo a Festa do Despique e o artista nacional Saúl.

Este certame tem demonstrado ser uma plataforma de debate/reflexão de diversas temáticas no âmbito da agricultura, adequadas à realidade dos agricultores, de onde saem conclusões e linhas de estratégias importantes para o sector.

Este ano, a temática em debate será “Produtos da Madeira: procura e promoção”, tendo como oradores: a Eng.ª Cláudia Ferreira e o Eng.º Jorge Caldeira, da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural. O colóquio decorre no dia 09 de maio, pelas 17h30, no auditório da Casa do Povo da Ilha.

As atividades artísticas têm o seu relevo neste programa, como é o caso do Concurso de Dança dirigido ao público mais jovem e tem como objetivos: promover um intercâmbio desportivo, educacional e cultural entre os diversos grupos convidados; promover e valorizar o trabalho desenvolvido nas Casas do Povo e Associações na área da Dança de caráter amador; Promover junto dos pais, Instituições de Ensino, Associações a importância de uma atividade desportiva no quotidiano das crianças e jovens;

Nesta edição, estão confirmados 7 grupos concorrentes, de diversas Instituições da Região. Para além da temática e objetivo do mesmo, estes são sempre preenchidos pela forte componente da cultura tradicional, popular e artística conforme a programação prevista, destacando-se no domingo pelas 14h30, a FESTA DO DESPIQUE, com presença de repentistas de toda a região.

A Festa do Despique é uma iniciativa que contribuiu para vincar, valorizar e preservar os saberes e vivências do povo madeirense no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso.

Rua Manuel Marques da Trindade, n.º1 9230-234 Ilha Santana / Tel: 291572026 – Fax: 291573801/ NIPC: 511103689 e-mail: casapovoilha@mail.telepac.pt/ Blog: http://casapovoilha.blogspot.com

A organização também assegurou todas as possibilidades de divulgação das atividades que decorrerão na Exposição Regional, quer para os residentes na Madeira, quer para as Comunidades espalhadas pelo mundo,

pela transmissão em direto de todo o evento na NAMINHATERRA TV e dos programas de rádio «Abraço da Madeira», RDP/antena 1 madeira, e «Musicas do Arco da Velha» da Rádio Festival.

A Exposição Regional do Limão, promovida pela Casa do Povo da Ilha, conta com os apoios do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, da ADRAMA, por via dos apoios comunitários do PRODERAM 2020, do Município de Santana, Junta de Freguesia da Ilha, Paróquia da Ilha, Casas do Povo, entre outras entidades públicas e privadas e de toda a população e agricultores da freguesia da Ilha.

ExpRegLimao-ProgA4