Protocolo com Naval abre Semana Náutica HBG

cnf-hbg-002

 

O Clube Naval do Funchal e a Escola Básica dos 2o e 3o Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, celebraram esta quinta-feira um protocolo no âmbito da promoção da Semana Náutica HBG. A assinatura do documento decorreu paralelamente à apresentação oficial daquele evento, que decorrerá entre os dias 4 e 8 de maio, envolvendo cerca de 900 alunos dos 5o, 6o e 7o anos daquele estabelecimento de ensino. Será a quarta edição deste projeto «de enriquecimento curricular que se afirmou graças à iniciativa, responsabilidade e organização dos docentes de Educação Física», destacou Fátima Teles, Presidente do Conselho Executivo.

«Este encontro, para além de constituir um momento significativo de perspetiva educacional, imposto pela articulação da liderança escolar e da cidadania, releva uma abrangência participativa de 35 turmas que irão desfrutar de diferentes experiências náuticas, numa preocupação de valorizar e sensibilizar a comunidade educativa para o desenvolvimento de áreas de estudo de aproveitamento marítimo, pelo que representa um estímulo de valorização cultural, que apela para a tão desejada sustentabilidade ambiental em prol das gerações futuras.»

Já Mafalda Freitas preferiu dirigir-se às centenas de alunos que preencheram o auditório da Escola HBG. «Aproveitem ao máximo estas experiências. No âmbito deste protocolo, poderão praticar canoagem, vela, windsurf e surf no Naval não apenas na próxima semana, mas durante todo o ano. Chateiem os vossos professores para lá irem que estaremos à vossa espera, pois procuramos atletas como o João Rodrigues, a Helena Rodrigues, o David Fernandes. Quem sabe se um de vocês vai também aos Jogos Olímpicos», desafiou a Presidente do CNF.

Por seu turno, David Gomes relevou o papel desempenhado pelos professores pela oportunidade dada aos alunos e a atitude do Naval. «Felicito o Naval por associar-se ao ensino e aproximá-lo do desporto, numa simbiose que é cada vez mais útil ao desenvolvimento da atividade desportiva e promoção da formação desportiva e curricular. Será uma semana muito agradável para os alunos e para os clubes que poderão descobrir talentos federados numa área, o mar, em que temos bons recursos», enfatizou o Diretor Regional da Juventude e do Desporto.

Deste modo, na próxima semana, ao invés das habituais aulas de Educação Física, os alunos terão oportunidade de praticar vela, windsurf, canoagem, paddle board, pesca desportiva e snorkeling, atividades que terão por palco o Posto Náutico de São Lázaro, a Quinta Calaça (sede do CNF), Estação de Biologia Marinha do Funchal e Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.