Formação do CAB ganha titulos regionais e garante presença nas competições nacionais

CAB_madeira

Amigos já conquistaram título em cinco escalões

O CAB já se sagrou campeão regional de cinco escalões diferentes. Numa altura em que ainda decorrem as fases finais da competição de alguns grupos etários, os Amigos do Basquete já asseguraram o primeiro lugar nos escalões de Mini-12 Masculino, Sub-14 Femininos, Sub-14 Masculinos, Sub-16 Femininos e Seniores Masculinos.

As vitórias conquistadas, que afirmam a qualidade do trabalho realizado nos escalões de Formação do CAB, são preciosas adições ao grande historial vencedor do clube da Nazaré. No caso específico dos escalões sub-14 e sub-16, os resultados obtidos garantem o acesso dos Amigos do Basquete às competições nacionais dos respectivos escalões. Jã no caso do escalão sénior, a vitória dá ao CAB o direito desportivo de participar, na próxima época, na Competição Nacional de Basquetebol (CNB-1).

De recordar que, o ano passado, o CAB recebeu da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) o Estatuto de Clube Formador. O reconhecimento, que apenas foi atribuido a sete clubes portugeses em toda a história da Federação, reconhece patamares de excelência de basquetebolistas. Já este ano, por ocasião da celebração dos 35 anos de existência do CAB, Manuel Fernandes, presidente da FPB, referiu-se às escolas de Formação dos Amigos, classificando-as como “um viveiro para jovens talentos do basquetebol nacional”.

Em declarações ao Site Oficial do CAB, Francisco Gomes, presidente da direcção do clube, reconheceu os títulos regionais conquistados até ao momento como o produto de uma filosofia de Formação que não se esgota na conquista de títulos mas que visa, acima de tudo, formar crianças e jovens para o futuro da sociedade.

Para Francisco Gomes, “Os títulos acontecem porque não vivemos obcecados por eles. A nossa missão é formar para o Basquetebol, mas essencialmente para a Vida. Para tal, tentamos transmitir valores como o trabalho, a dedicação e o respeito por todos, valores, esses, que acabam por conduzir ao sucesso.”

Além disso, Francisco Gomes destaca o espírito familiar do clube, referindo, “As nossas conquistas são o reflexo do trabalho dos atletas, mas também do grande empenho dos treinadores e dos encarregados de educação. Trabalhando juntos e mantendo sempre uma postura de humildade vamos construindo o palmarés deste grande clube e mostrando que o Desporto não vale só pela competição, mas também pelos valores que incutimos nas crianças e nos jovens que vestem a nossa camisola.”