Primeira sessão da Assembleia Municipal Jovem realiza-se terça-feira

CMF5

Alunos de cinco escolas vão assumir o papel de deputados municipais e apresentar vários assuntos

Realiza-se, amanhã, terça-feira, 21 de Abril, pelas 14:30 a primeira sessão da Assembleia Municipal do Funchal. Este projecto da Câmara Municipal do Funchal, subordinado ao tema “Crescer e participar no desenvolvimento do Funchal”, tem a duração de dois anos lectivos, 2014/2015 e 2015/2016 e destina-se aos alunos do 3º Ciclo das escolas do Município do Funchal.  A medida consta do programa eleitoral apresentado pela coligação “Mudança”, sendo uma das propostas que visam transformar o Funchal numa cidade «democrática, ágil, transparente e participativa».

Nesta primeira sessão da Assembleia Municipal Jovem participam cinco escolas. Escola Horácio Bento de Gouveia, Externato da Apresentação de Maria, Colégio de Santa Teresinha, Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António e Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, cada uma delas com cinco alunos no papel de deputados municipais, que levam à discussão diversos seguintes temas desde a revitalização dos jardins da cidade, políticas de inclusão social, educação financeira, agricultura biológica nas hortas urbanas, infra-estruturas mais adequadas aos cidadãos portadores de deficiência, apoio às artes e falta de cacifos nas escolas.

A ordem de trabalhos para o dia 21 é a seguinte: abertura da sessão da Assembleia Municipal Jovem por parte do Presidente da Assembleia Municipal com a sua apresentação e a dos restantes membros da Mesa, apresentação do Presidente da Câmara Municipal do Funchal e Vereadores presentes, apresentação das bancadas escolares (5 escolas) e respetivos membros (5 ), indicação da ordem de trabalhos por parte do Presidente da AM, apresentação das propostas (máximo 5 minutos para cada uma). Após a apresentação da proposta, e no âmbito da discussão, cada bancada escolar pode fazer 2 perguntas, intervenção do Executivo Camarário – após a apresentação de todas as propostas, haverá um momento de análise/comentário por parte do Presidente da CMF e/ou Vereadores presentes em relação às propostas apresentadas, terminando com o encerramento da sessão da AMJ pelo Presidente da AM e pelo Presidente da CMF, onde haverá lugar à oferta de um livro para a biblioteca de cada escola.

Refira-se que para esta sessão foram convidados todos os vereadores da CMF bem como todos os deputados municipais.