UMa divulga oferta de cursos profissionais

IMG_6728
Maria José Barreira e Clementina Morna explicaram a oferta de cursos da UMa. Fotos: Fernanda Guerra

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) integram as ofertas formativas da Universidade da Madeira. Não conferem grau académico mas podem depois facilitar o acesso dos alunos às licenciaturas do chamado ensino universitário regular, dentro das vagas existentes, explicou aos estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz Maria José Barreira, vice-presidente do Colégio Politécnico da UMa, numa das palestras realizadas no âmbito da IV Semana dos CEF e Profissionais.

Em princípio, a partir de setembro próximo, os cursos CTSP a abrir serão de guias da natureza, agricultura biológica, contabilidade e fiscalidade a ainda redes/informática.  Podem candidatar-se alunos com o 12 ano completo, maiores de 23 anos, entre outros requisitos.Também a vice-presidente do colégio politécnico Clementina Morna divulgou a oferta de cursos tradicionais e referiu que os estudantes mais carenciados podem contar com apoios especiais.

IMG_6695
Manuel Ângelo elucidou os alunos sobre as noções essenciais da economia. Foto: Fernanda Guerra

Na manhã de ontem, Manuel Ângelo deu uma “aula” informal sobre algumas noções básicas de economia, estabelecendo a destrinça entre crescimento e desenvolvimento.

A Semana dos CEF e Profissionais termina esta sexta feira com atividades desportivas e com uma conferência com o exdiretor dos SEF, Felisberto Almeida, sobre questões de segurança e circulação de cidadãos no espaço europeu.