Solar do Aposento à espera de solução em Ponta Delgada

Aposento1
Foto DR.

Trata-se de património edificado da Região que está a aguardar por melhores dias. Para o Solar e Capela do Aposento, em Ponta Delgada já foi apontado um museu (Museu D.Hilária Freitas) assim como um centro de dia/lar de idosos. Até agora nada!

O Plano Director Municipal (PDM) de São Vicente classifica o imóvel “de valor concelhio” (Imóveis de interesse público e valor local).

Mais do que isso, está registado no Instituto Português do Património Arquitectónico como imóvel de interesse municipal (Resolução n.º 1069/93, JO 124, de 21 Outubro 1993).

O Solar do Aposento está situado no sítio do Açougue, na freguesia de Ponta Delgada. Trata-se de arquitectura civil, privada, setecentista. É uma casa solarenga, típica de morgado rural abastado, de planta irregular com corpo transversal adossado e integrando descentradamente torre mais alta.

Aposento2
Foto Rui Camacho 2005.

O imóvel do século XVIII, com capela e uma torre, caracteriza-se pela sobriedade e simplicidade das suas linhas.

A construção remonta a 1750.

Foi doado à Região, em testamento, pela benemérita que faleceu em Junho de 2003, Maria Hilária Dinis Abreu de Freitas com o intuito de se construir um pólo museológico.

Enquanto se degrada pelos rigores do tempo do norte, a Região Ainda não decidiu o que fazer com ele.

A dada altura, chegou a pensar-se que a Região iria dar-lhe uso, cedendo-o à exploração por parte da Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira (ADENORMA). Mas não!

Seria uma pena que o solar ou parte dele acabasse em ruínas. Para já não se conhece projecto definitivo para o imóvel. Também se desconhece se terá ainda recheio/antiguidades ou se o espólio existente terá sido acautelado noutras paragens.

Fica na Rua do Açougue, em Ponta Delgada, concelho de São Vicente.

O Solar e Capela do Aposento estão no roteiro mas os turistas batem com o nariz na porta sempre que o pretendem visitar.