TORNEIO DO JOGO DO PIÃO

piao
Desde a sua data de fundação que a Casa do Povo da Ponta do Pargo leva a efeito no Domingo de Páscoa, o tradicional Torneio do Jogo do Pião. Este tem como objectivo juntar a população, de todas as idades, num jogo que é tão tradicional da Madeira e que era praticado pelos nossos antepassados nesta época pascal como forma de passar o tempo e de lazer.
A edição deste ano terá lugar no local habitual, num terreno abaixo do Mini-Mercado Girassol. A concentração dos interessados será às 13h45 e início do torneio às 14h00. De realçar que esta actividade é organizada pela Casa do Povo da Ponta do Pargo e tem o apoio da Junta de Freguesia.
Apesar de ser o Pião o “rei” deste evento, ao longo dos anos a organização tem vindo a incentivar a população a trazer para o local outros jogos, como o Balamento, Jogo das Pedrinhas, entre outros. No final haverá um convívio com todos os participantes, organização e público presente.
Este ano haverá uma novidade: será apresentado o Símbolo do Torneio (fotografia que se anexa). Trata-se provavelmente do maior Pião de Portugal, que é agora propriedade da Casa do Povo da Ponta do Pargo. É uma obra do Mestre José Manuel Cunha e tem aproximadamente 5Kg de peso, 37 cm de altura e 25 cm de diâmetro. 
Por estes e mais motivos, a Casa do Povo da Ponta do Pargo, convida-se todos os interessados a vir até à Ponta do Pargo passar um Domingo de Páscoa diferente e assistir às nossas tradições.