Pedro Abreu e Gonçalo Gomes içam velas no Nacional de Optimist

vela001

Pedro Abreu e Gonçalo Gomes partem na manhã deste domingo (22 de março), para a Horta, onde participarão no Campeonato de Portugal de Juvenis, que terá ali lugar entre os dias 24 e 28. Os dois velejadores do Naval conseguiram o apuramento para esta competição pela classificação no ranking regional do escalão, que é liderado atualmente por Pedro Abreu. Para Pedro, de 13 anos, esta será a segunda participação neste “Nacional de Optimist”, como é mais conhecido, enquanto que Gonçalo, com apenas 11 anos, fará a sua estreia a este nível.

Para o treinador Marco Gamelas, que acompanhará os atletas nesta viagem aos Açores, o objetivo é melhorar dia a dia, sendo que o maior obstáculo será o psicológico. «Em termos técnicos, eles sabem o que tem a fazer, sabem velejar, mas a grande diferença é que, nas provas regionais, eles deparam-se com frotas, no máximo, de 20 embarcações, e nesta prova
terão cerca de 100. A minha função é prepará-los para essa diferença que, para eles, poderá ser um problema», explicou o técnico. «Há que ter maior agressividade nas largadas, porque rondar as bóias, cruzar, etc., eles sabem fazer perfeitamente.»

Refira-se que o Naval do Funchal contará com a colaboração do Naval da Horta nesta participação, em termos logísticos, fruto da parceria estabelecida no ano transato. Estão previstos ventos fortes durante os 4 dias de prova e a realização de 3 regatas diárias, sempre às 12 horas, à exceção do último dia, em que o sinal de advertência para a 1.ª regata está marcado para as 11 horas.