O Google Earth na Sala de Aula

google_earth_sala_aula
Luís Correia Antunes
O Google Earth na Sala de Aula vai dar inicio à publicação dos seus recursos cartográficos a partir da plataforma digital do Funchal Noticias. Para quem não conhece, o projeto Google Earth na Sala de Aula é um projeto sem fins lucrativos e tem como principal objectivo capacitar a comunidade educativa (professores, educadores, alunos, pais, etc) de recursos cartográficos gratuitos para serem navegados e consultados no software gratuito Google Earth. Mas claro que podem ser aproveitados e consultados por todos os curiosos e interessados nas várias temáticas apresentadas ao longo dos diversos mapas publicados.
O projeto iniciou-se em Abril de 2013 com a publicação do livro “Google Earth na Sala de Aula” pela Areal Editores (http://goo.gl/FpkLVb) que consiste num manual de apoio à aplicação deste software fantástico, ensinando como tirar o máximo partido das suas ferramentas cartográficas. Assim, este livro ensina não só a navegar nos mapas criados para o projeto mas também a criar os seus próprios mapas com recursos aos vários comandos de mapeamento e ainda a utilizar os dados recolhidos por GPS, quer profissionais quer de recreio. Por fim, capacita-o na criação e publicação do mapa criado nos diversos formatos. Agora que a versão profissional do Google Earth passou a ter um licenciamento gratuito (http://mundogeo.com/google-earth-na-sala-de-aula/2015/01/28/google-earth-pro-com-licenciamento-gratuito/), não perca a oportunidade de aceder aos mapas digitais não só da região, como de todo o mundo partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.
O projeto teve grande impacto no Brasil, onde fui convidado a participar com um blog no maior site de Tecnologia Geoespacial latino-americano MundoGeo, com um Blog com o mesmo nome do projeto (http://mundogeo.com/google-earth-na-sala-de-aula/). No final do ano passado, comecei a colaborar com o Instituto GeoEduc, criando o curso online “Google Earth para Professores e Pesquisadores” (http://goo.gl/jmnXGe).
Até à data o projeto tem 31 recursos cartográficos, de download gratuito e publicados no canal do Youtube do projeto (https://www.youtube.com/channel/UCzRBeJotpeP1uXKyQ8uXbtg). Aproveite esta oportunidade e descubra os mapas disponiveis sobre a Madeira (levadas, áreas protegidas, Ocupação de Solos, etc), Portugal Continental (áreas ardidas, Planta do Terremoto de Lisboa de 1755, o percurso feito pelos portugueses, etc) e à escala mundo (alterações climáticas, temperatura média mensal, Evolução da União Europeia, etc). No total, o canal tem 400 subscritores e mais de 32.000 visualizações.
Participe ainda na página do facebook do projeto (http://goo.gl/7WlyAf) onde são divulgados filmes, imagens, sites de internet de interesse para a temática da cartografia digital e onde são partilhadas datas e programas de formações presenciais do curso Google Earth na sala de aula.