Paulo Matos*
A República Federal da Suíça, localizada no coração da Europa, em muito se assemelha a esta, seja pela sua diversidade, de línguas, usos e costumes nos seus vários cantões, seja pelas suas cidades de arquitetura típica europeia. Porém o território suíço é facilmente identificável pelas suas paisagens deslumbrantes, pela sua riqueza e por ser dos países com melhor qualidade de vida no mundo.
Com paisagens surreais, um povo culto e educado, estabilidade política e chocolates só ultrapassados pelos belgas a Suíça oferece um ambiente propício ao turismo, alguns vão para ver as suas belas cidades, outros pelos famosos Alpes Suíços. Conquanto o elevado salário nacional e consequentemente o elevado custo de vida pode afastar turistas de com menor poder de compra.
Genebra, situada no extremo Oeste da Suíça junto ao Lago Lemano, é a segunda maior cidade do país e a maior da parte francófona do mesmo. É a par de Nova Iorque o mais importante centro diplomático e de cooperação internacional sendo sede de várias organizações internacionais como as Nações Unidas, Cruz Vermelha, Organização Mundial do Comércio, UNESCO e muitas outras. É, de igual modo, um dos maiores centros financeiros, apenas ultrapassado na Europa por Londres e Zurique, fazendo de Genebra uma das cidades mais importantes a nível mundial. A nível turístico, Genebra, enquadrada com o Lago Lemano e montanhas cobertas de neve, oferece belos cenários aos seus visitantes.
A margem Oeste da cidade, onde localiza-se o centro histórico é a mais apreciada pelos turistas podendo visitar os locais mais emblemáticos como a Catedral de São Pedro, a bem preservada “Grand Rue”, a mais antiga praça da cidade e o símbolo da “Cidade da Paz” o “Jet d’eau”, um repuxo de água cujo jato pode atingir os 140 metros e que simboliza a inovação e o ecologismo de Genebra. Na outra margem encontra-se as áreas financeiras e comerciais. Pelas suas, relativamente, pequenas dimensões, facilmente, os pontos de interesse e incontáveis parques são alcançáveis a pé. Estando no top 10 das cidades mais caras do mundo, é inevitável que uma eventual visita a Genebra se torne dispendiosa seja na estadia, na alimentação ou em atividades lúdicas.
Contudo, oferece, aos turistas, um sistema de transportes públicos gratuitos. Lausanne Localizada na margem do Lago Lemano a 62km a Nordeste de Genebra encontra-se a pitoresca cidade de Lausanne. A cidade é intrinsecamente ligada aos desportos abrigando o Comité Olímpico Internacional e o Museu Olímpico, o maior centro de informações do mundo sobre os Jogos Olímpicos, ganhando assim a alcunha de “Capital Olímpica”. A pequena cidade possui um notável centro histórico dominado pela sua catedral, o mais emblemático exemplo de arquitetura gótica em toda a Suíça. Conta ainda com uma vista panorâmica sobre o Lago Lemano e no horizonte os Alpes Franceses proporcionando uma visão simplesmente inesquecível.
Estudante de Direito na FDUP