Intervenções na Capela do Corpo Santo

corpo_santo_interior
Foto retirada do site: http://www.cm-funchal.pt/

Está a decorrer na Capela do Corpo Santo, situada na Zona da Velha da Cidade, uma intervenção de conservação e restauro. Os trabalhos, que incidem sobre quatro pinturas e duas esculturas, deverão estar concluídos até 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Três das pinturas são atribuídas ao círculo do grande pintor maneirista Fernão Gomes: São Lourenço, Nossa Senhora da Estrela com São Cosme e Damião e São Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro da referida capela.

“As peças estavam a necessitar de restauro e são atribuídas a um importante pintor, pouco conhecido no contexto da arte portuguesa”, explica Francisco Clode, diretor de Serviços de Museus e Património Cultural. Fernão Gomes (1548-1612), pintor da corte de Filipe II, efetuou por encomenda, vários trabalhos para Madeira. A sua obra mais conhecida é o retrato de Luís de Camões, pintado em vida, mas da qual só se conhece a cópia executada por Luís de Resende.

A recuperação das peças da Capela do Corpo Santo está a ser efetuada pelo Atelier Isopo. No que diz respeito às pinturas serão realizadas diversas intervenções, nomeadamente a consolidação das madeiras, a fixação da policromia e limpeza de vernizes.