Até ao próximo dia 10 de fevereiro está aberto o concurso para escriturários e secretários de instituições comunitárias. São 495 vagas disponibilizadas para candidatos oriundos de países da União Europeia.
O Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO) vai constituir uma reserva de recrutamento de funcionários de dois graus SC1 (331) e SC2 (164), para três domínios: administrativo, financeiro e secretariado. Vão exercer funções em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
As habilitações exigidas aos concorrentes variam consoante o domínio da candidatura. No geral, é necessário possuir ensino pós-secundário, secundário ou formação profissional. A experiência profissional é também variável. Devem saber uma das línguas oficiais da UE e ter conhecimentos de alemão, francês ou inglês. A remuneração mínima para o grau SC1 é de 2345,84 euros e para o grau SC2 é de 2654,17 euros.
Os candidatos deverão inscrever-se no sítio da web do EPSO e prestar uma prova de acesso, baseada em perguntas de escolha múltipla, que visa avaliar aptidões e competências.
Para quem precisa de ajuda para a realização do concurso, a Associação dos Candidatos aos Concursos às Instituições Europeias (ACCEU) faculta as informações necessárias (www.acceu.eu).