“Primeira Obra”, de Rui Simões, em exibição no Funchal

“Primeira Obra”, o mais recente filme do realizador Rui Simões, chegou às salas de cinema no dia 25 de Abril, sendo este a sua primeira longa-metragem na área da ficção.

Com distribuição da Real Ficção, teve a sua estreia mundial na última edição do Festival IndieLisboa. A chegada deste filme às salas de cinema portuguesas vem comemorar o 50ºaniversário do 25 de Abril, assim como os 50 anos de carreira de Rui Simões e o seu 80º aniversário. O filme está disponível na sessão das 13h30, no Madeira Shopping no Funchal.

Este é também um filme autobiográfico, uma vez que tem como ponto de partida o anterior filme do realizador. Retrata a história de um jovem investigador luso-descendente, Michel, que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir.

Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme “Bom Povo Português” reflecte o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, activista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se, refere a sinopse.

Rui Simões nasceu em 1944, estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica, onde trabalhou como fotógrafo de cena. De volta a Portugal a seguir à revolução de 1974, viria a realizar os icónicos filmes do pós 25 de Abril, “Deus Pátria, Autoridade” e “Bom Povo Português”.