Associação reúne líderes da indústria de cruzeiros e decisores políticos na Madeira

A Cruise Lines International Association (CLIA), a maior associação comercial da indústria de cruzeiros a nível global, irá realizar a sua Cimeira Europeia 2026 de 23 a 26 de fevereiro no Funchal, para discutir crescimento sustentável da indústria, conectividade e prontidão de destinos.

O evento é realizado em parceria com o Governo Regional da Madeira e a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

A CLIA European Summit é o principal fórum de políticas de cruzeiros na Europa, reunindo a liderança das companhias de cruzeiros, instituições europeias, governos nacionais e regionais, portos e destinos, estaleiros e líderes marítimos.

O evento posicionará a Madeira como o centro da indústria de cruzeiros e como local de diálogo sobre o papel do setor nos quadros de política de transporte, turismo e clima da Europa.

Diversas personalidades nacionais e internacionais de relevo vão estar presentes na Cimeira: Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas; Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira; José Manuel Rodrigues, Secretário Regional da Economia; Apostolos Tzitzikostas, Comissário Europeu para Transportes Sustentáveis e Turismo; Mato Franković, Presidente da Câmara Municipal de Dubrovnik; Bud Darr, Presidente e CEO da CLIA; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises; Patrick Verhoeven, Diretor-Geral da International Association of Ports and Harbors (IAPH); Sotiris Raptis, Secretário-Geral da European Shipowners (ECSA); e Christophe Tytgat, Secretário-Geral da SEA Europe. A eles irão juntar-se outros líderes nacionais, regionais e municipais de toda a Europa durante os quatro dias do evento.

As sessões irão abordar a contribuição dos cruzeiros para o crescimento económico e desenvolvimento regional, trajetórias de descarbonização, preparação portuária e de infraestruturas, e turismo responsável e gestão de destinos, com particular relevância para regiões insulares e atlânticas. A Cimeira realiza-se na Região Autónoma da Madeira, refletindo a posição estratégica do arquipélago entre a Europa e o Atlântico e o seu papel crescente no ecossistema de cruzeiros e turismo europeu.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.