A propósito das recentes notícias vindas a público sobre o Caminho das Ginjas, o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas entende clarificar que foi sempre seu propósito avançar com a empreitada de construção do referido caminho, para o qual enquadrou cerca de 11,5 milhões de euros, numa candidatura submetida e aprovada no âmbito do PRODERAM.
Atendendo a que o procedimento de contratação pública, necessário para poder avançar com a execução da obra, se encontra suspenso por força da ação principal judicial e das várias providências cautelares que foram intentadas pelas associações ambientalistas contra a pretensão do Executivo; atendendo a que, após consulta, a Comissão Europeia recomendou que a obra só avançasse depois da decisão judicial da ação principal; atendendo a que o PRODERAM (Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira) se encontra na sua fase final de execução, decidiu o Governo Regional, num ato de boa gestão pública, canalizar as verbas previstas para o Caminho das Ginjas para outros projetos, uma vez que as mesmas não iriam ser executadas e eram necessárias em outros investimentos pendentes.
Segundo um esclarecimento público hoje prestado, o Governo Regional continua a enquadrar o Caminho das Ginjas numa solução mais ampla e agregada de apoio à prevenção da floresta contra incêndios florestais, catástrofes naturais e acontecimentos catastróficos, embora reconheça que as suas intenções estejam agora pendentes de outras fontes de financiamento.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







