A antiga tradição popular madeirense de cantar os Reis celebra-se um pouco por toda a ilha, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua para este evento, andando de porta em porta de 05 para 06 de Janeiro.
“Este evento, criado em 1994, por Carlos Pereira (Néné , na altura coordenador e animador do SAC/Madeira da Fundação INATEL e pela então presidente da Casa do Povo do Curral das Freiras, Arsénia Silva) , como cultura artística de palco, é já uma referência no cartaz de eventos turísticos da nossa ilha, promete ser de muita alegria e boa disposição, trazendo ao auditório do Jardim Municipal do Funchal toda a cor, música e alegria da quadra natalícia e ano novo, com as sonoridades e cânticos típicos da época, uma diversificação de trajes, adereços e instrumentos só vistos nestas ocasiões, a apresentação de uma lapinha gigante e uma moldura com um presépio ao vivo e muitas outras surpresas artísticas”, promete-se num comunicado.
A Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira – ACAPORAMA organiza este evento tradicional na noite de segunda, dia 05 de Janeiro de 2026 a partir das 19h, no Jardim Municipal do Funchal, tendo como apresentadores Ivone Vieira e Carlos Pereira (Nené).
O acontecimento integra-se no Programa de Festas de Fim de Ano do Governo Regional da Madeira, sob a tutela da Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura e com a colaboração da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas.
Como sempre, haverá a distribuição de bolo-rei e ginja do Curral das Freiras pelos presentes. Participam nesta edição Grupos “Vamos Cantar os Reis” das Casas do Povo da Tábua, Ponta Delgada, Gaula, Ponta do Sol, Santa Cruz, São Roque do Faial, Serra de Água, São Martinho e Água de Pena, que trazem a este palco as vivências, usos e costumes das sua localidades, apresentando cantares e tocares alusivos ao tema e à época, repertório que faz parte do riquíssimo património cultural imaterial da nossa região.
A organização conta ainda com o maior coro da região – o público – quando se entoa a versão mais conhecida canção de Cantar dos Reis (“E vós bem sabíeis e vós bem sabeis, que é no dia de hoje que se canta os reis”)
O evento será transmitido em directo para o mundo através do canal naminhaterra.tv numa forma de promover e fazer recordar, junto aos emigrantes e público em geral, os costumes e tradições da RAM, num cartaz turístico ímpar.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





