Dois passageiros de navios de cruzeiros evacuados, um dos quais por helicóptero

foto Luís Rocha/arquivo

Verificou-se hoje a evacuação de um passageiro do navio de Cruzeiro “Spirit of Adventure” que se encontrava a navegar a 121 milhas náuticas, aproximadamente 224 quilómetros, a sudoeste da Ilha da Madeira.

A operação, de acordo com a Marinha Portuguesa, ocorreu em estreita coordenação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), a Força Aérea Portuguesa e com o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC IP-RAM).

O alerta foi recebido no MRSC Funchal, por contacto telefónico do agente de navegação do Navio de Cruzeiro “Spirit of Adventure”, a informar que um passageiro necessitava de evacuação médica urgente.

Para o efeito, foi empenhado um helicóptero EH-101 “Merlin” da Força Aérea Portuguesa. O passageiro foi transportado, posteriormente, para uma unidade hospitalar, através de uma ambulância dos Bombeiros Sapadores Santa Cruz.

Marinha coordena duas evacuações médicas ao largo da Ilha da Madeira

Por sua vez, quando se encontrava a navegar a 46 milhas náuticas, aproximadamente 85 quilómetros, a Sul do Porto do Funchal,  o navio de cruzeiro “Spirit of Discovery”, emitiu um alerta para o MRSC Funchal, a informar que uma passageira necessitava de ser evacuada por motivos de saúde.

Para o efeito, foi empenhada uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, afecta à Estação Salva-Vidas do Funchal, que acompanhou o transporte da vítima do navio para terra, realizado por uma embarcação própria do Cruzeiro “Spirit of Discovery”, com a presença do médico de bordo.

A paciente foi, posteriormente, transportada para uma unidade hospitalar por uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa, com o apoio da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR).


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.