O deputado Paulo Alves, do JPP, esteve em contacto directo com os bananicultores da Ponta do Sol, que neste Verão, como em outros, veem os seus lucros a esfumarem-se “pela irresponsabilidade da GESBA, com crescentes queixas sobre a empresa”, assegura o partido.
Paulo Alves em representação daqueles agricultores revoltados relembra que “este assunto é recorrente todos os verões. Desta feita os camiões dos agricultores estão várias horas à espera, ficando alguns de um dia para o outro, à aguardar para descarregar a banana”.
Estas longas horas de espera em fila, implicam que a banana, além do calor que sofre, fique exposta ao sol, diminuindo a qualidade da mesma e consequentemente o ganho dos produtores.
Como se não bastasse a perda de receita, os bananicultores também veem a sua vida em suspenso, pelas várias horas que ficam à espera que o fruto do seu trabalho seja aceite pela empresa com o monopólio da compra de banana, subsidiada pela União Europeia.
Num período de inflação em que os preços dos fertilizantes, dos adubos, combustíveis e mão-de-obra, atingem valores recorde, a GESBA e o Governo Regional continuam a não valorizar, e em algumas situações a desprezar, os bananicultores.
O parlamentar questionou ainda sobre “quem irá compensar as perdas destes produtores pagando os prejuízos causados aos mesmos?”.
“Está na hora da incompetência ser penalizada, está na hora do setor primário ser respeitado, está na hora de acabar com os compadrios e ‘jobs for the boys’, está na hora de acabar com os monopólios e o JPP continuará a ser o líder dessas lutas”, concluiu Paulo Alves.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







