O PEV emitiu um comunicado afirmando que o desabamento de pedras e terras que ocorreu ontem na Ponta Gorda é uma consequência, há muito previsível, da pressão urbanística e da impermeabilização do solo desta encosta da orla costeira. Um problema “para o qual Os Verdes e a CDU Madeira, há muito vêm a alertar e que tinham ainda assinalado com uma iniciativa dois dias antes”, refere-se.
“Este desabamento, que só por sorte não feriu ninguém, deveria ser tido pelas entidades como um sério sinal de alarme e como uma oportunidade de reflexão sobre a política de pressão urbanística levada a cabo na orla costeira, nomeadamente no Funchal”, sentencia o PEV.
No entanto, as declarações proferidas pela Câmara Municipal do Funchal sobre o assunto vêm no sentido de minimizar o problema.
“A negação sistemática e obstinada pelos governantes da ilha deste sério problema, que as suas políticas vêm gerando, deixa bem claro o quanto colocam os grandes interesses económicos, aos quais estão subjugados, à frente da defesa do ambiente e da segurança das populações”, entendem os “Verdes”.
Para os mesmos, este acidente é mais uma razão para parar o mega-projecto urbanístico da Praia Formosa e “para reforçar a CDU na ilha”.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






