MPT revolta-se contra o absurdo de “buscas e salvamentos gratuitos” na Região

O MPT emitiu um comunicado sobre a capa de um matutino de hoje, que declara que “… busca e salvamento passam a ser gratuitos …”.

O MPT pesquisou os últimos 3 anos de notícias de buscas e salvamento, e não encontrou menção que tais meios tenham sido accionados para resgatar residentes. O mesmo não se pode dizer quanto a turistas, assinala.

O MPT mostra-se contra esta implementação deste regime jurídico de protecção civil, pois a população residente da madeira não deve pagar pelos erros dos turistas (especialmente os que não querem contratar um guia turístico com formação adequada e os que passam barreiras de protecção, pondo em risco a sua integridade física e a dos salvadores).

“Não compreendemos porque é que o presidente do governo regional quer massacrar a população residente com ainda mais custos. O MPT sugere que seja implementada uma taxa turística para pagar a promoção da Região (incluindo festas e animação cultural: festa da flor, carnaval, fim do ano, museus, etc…), para manter os pontos turísticos existentes (miradouros, caminhos reais e levadas), aumentar o número de pontos turísticos (pois alguns estão a ficar sobrelotados) e custear as operações de busca e salvamento”, aponta o partido.

O Partido da Terra diz-se preparado para alterar este tipo de políticas erradas de Miguel Albuquerque e implementar outras que beneficiem mais a população (ao invés de favorecer grupos hoteleiros).