Albuquerque amanhã na entrega de certificados de qualificações a jovens e adultos

O líder do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, estará presente na sexta-feira, dia 26 de Maio, pelas 18 horas, no auditório do Instituto para a Qualificação, para a cerimónia de entrega de certificados de qualificações a jovens e adultos que concluíram, respectivamente, cursos de aprendizagem e “Acções Capacitar”.

Um total de 124 formandos receberão os respetivos certificados – 65 jovens e 59 adultos – em diversas áreas técnicas, refere uma informação.

O Instituto para a Qualificação, através do Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM) promove essencialmente cursos de aprendizagem, que são cursos de formação profissional inicial, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

A sua principal característica é a grande interacção entre a formação teórica e a formação prática em contexto de trabalho.

No final do curso, os formandos obtêm uma dupla certificação, nomeadamente uma qualificação profissional de nível 4 e o nível secundário de educação (12º ano).

No que concerne à formação dirigida a adultos, o Instituto para a Qualificação, IP-RAM promove, em parceria com o Instituto de Emprego da Madeira, as denominadas “Acções Capacitar”, que visam reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade das respostas, no âmbito da qualificação profissional dos adultos desempregados.

Estas acções de formação visam aprofundar as competências profissionais de adultos em situação de desemprego, como forma de facilitar e potenciar a sua (re)inserção laboral.