Governo Regional está a proceder à limpeza de 215 km de caminhos florestais

O Governo Regional, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), está a limpar, no decorrer deste ano, 215 quilómetros de caminhos florestais. Esta é, segundo o GR, uma empreitada que se insere no Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios e que prevê, de forma planeada, intervenções na totalidade da rede viária florestal.

Susana Prada, a governante com a pasta do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, visitou as obras no Caminho Florestal da Furna, na Ribeira Brava, para recordar a importância da limpeza destes caminhos na prevenção de incêndios florestais, ao diminuir a carga combustível, e ao proporcionar um melhor combate aos incêndios, pois cria aceiros que compartimentam o espaço e servem de corta-fogo, assim como de acesso mais rápido e fácil aos bombeiros.

Uma rede viária florestal bem estruturada é essencial, de acordo com a secretária regional, tanto ao combate a incêndios, como à otimização das operações silvícolas que se desenvolvem no espaço florestal, nomeadamente a limpeza de invasoras, de matos, a remoção de árvores mortas e as desramagens.