JPP quer Suporte Imediato de Vida em locais sem urgências nocturnas

O deputado Paulo Alves propôs a instalação de Suporte Imediato de Vida (SIV) junto ao centro de saúde de Santana, uma das localidades que ficaram sem serviço de urgência à noite, “uma reivindicação da população local e dos próprios autarcas”, referiu.

O parlamentar do JPP frisou a “própria contradição do secretário regional da Saúde que, “primeiro referiu que o serviço de saúde e o socorro estavam assegurados em Santana, mas depois, referiu que havia falta de médicos para este centro de saúde e que a opção seria por fazer turnos diurnos”.

Segundo o mesmo, tal comprova a necessidade de encontrar uma solução para esta situação.

“Não podemos esquecer que, numa situação de paragem cardiorrespiratório, por exemplo, os primeiros 10 minutos são fundamentais” lembrou o deputado, “até que a EMIR chegue ao local, cada minuto que passa diminui a probabilidade de sucesso e coloca o socorro em causa”.

“O melhor seria, sem dúvida, o serviço de urgência a funcionar durante a noite, tanto em Santana como no Porto Moniz, mas, não havendo essa capacidade por parte do serviço regional de saúde, que se criem valências SIV”, disse.

A valência Suporte Imediato de Vida, com um transporte específico contendo equipamentos pré-hospitalar, com a presença de um enfermeiro e um técnico formado em serviço pré-hospitalar é, segundo o JPP, uma solução mais imediata para garantir o socorro à população “que não pode ser posto em causa”.

Paulo Alves reforçou que esta é uma reivindicação da população local, dos turistas e dos próprios autarcas, uma vez que, “seria uma forma de promover a fixação de mais população nestas zonas rurais e garantia aos nossos turistas maior segurança, uma vez que não podemos esquecer a importância que o turismo tem para a dinamização local destes municípios”.

A proposta dará entrada na Assembleia Legislativa Regional já nesta semana “e esperamos que a maioria parlamentar defenda os reais interesses da população de Santana e do Porto Moniz”, concluiu o deputado.