Liliana Rodrigues fez palestra sobre os direitos humanos na Escola Gonçalves Zarco

Realizou-se na biblioteca da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, pelas 14h30 do dia 13 de Fevereiro, uma palestra de sensibilização para os “Direitos Humanos”, como forma de assinalar o flagelo a que são submetidas as crianças obrigadas a serem “soldados”.

A palestra foi iniciada com a saudação do oresidente da Conselho Executivo da escola, professor Ricardo Barcelos, agradecendo a presença de alunos, dos professores envolvidos e dos docentes dinamizadores da actividade, bem como a disponibilidade da prelectora, a ex-eurodeputada socialista Liliana Rodrigues.

A mesma abordou a importância de se conhecerem os vários documentos que propõem a defesa da Humanidade contra a tirania e a violação da liberdade individual, centrando o seu discurso na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

Num diálogo com os alunos de diferentes idades, questionou-os sobre as violações dos direitos humanos e alargou essa discussão a temas como os da violência doméstica, da violência no namoro, da violência sobre os estrangeiros e do “bullying”, como formas de desumanização e violação da liberdade individual, refere uma nota da escola.

Apelou a que o namoro seja um espaço de conhecimento e de aprendizagem, sempre pautado pelo respeito e aceitação mútuos e não um espaço de domínio de um sobre o outro.

Esta actividade resultou de uma parceria entre os dinamizadores do Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, e os docentes Bárbara Pereira e Leonardo Andrade. Contou, também, com o apoio da equipa de biblioteca da escola e dos docentes que acompanharam os alunos das turmas 6º5, 6º6, 12ºB1 e 12º2.