Rui Abreu visita África do Sul durante 12 dias e reúne-se com empresários e “Mafiosos da Caridade”

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu vai visitar oficialmente a República da África do Sul, entre os dias 12 e 23 de Fevereiro, percorrendo quatro grandes cidades do país, onde estão radicadas as maiores comunidades madeirenses: Joanesburgo, Cidade do Cabo, Pretória e Durban.

Trata-se nem mais nem menos de uma deslocação de 12 dias, na qual Rui Abreu “irá percorrer mais de 25 mil quilómetros via aérea, e outras tantas centenas de quilómetros via terrestre, numa viagem que terá como eixos centrais as Comunidades e o associativismo na África do Sul”.

“A actividade associativa madeirense nos países de acolhimento é fundamental não apenas para a promoção da Madeira, enquanto destino turístico, mas também para a divulgação da nossa identidade cultural”, defende Rui Abreu, continuando: “É assim na África do Sul, e em qualquer outro país de acolhimento, pois as nossas comunidades têm ligações muito profundas com a Madeira.”

Grande parte da agenda do governante será preenchida com visitas a associações, organizações e instituições madeirenses que desenvolvem actividades culturais, recreativas, gastronómicas e solidárias em prol da comunidade na África do Sul. Também irá encontrar-se com o corpo diplomático português, e com os conselheiros, empresários e personalidades madeirenses.

A chegada a Joanesburgo está prevista para as 10h30 da manhã, hora local, seguida de apresentação de cumprimentos e de boas-vindas pelo Conselheiro da Diáspora Madeirense local. A parte da tarde ficará reservada para um encontro com a Comunidade, na Casa da Madeira de Joanesburgo, onde o árbitro Vítor Gomes será homenageado pelo Governo Regional.

Na segunda-feira (13 de Fevereiro), Rui Abreu tem uma reunião com a Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo, Graça da Fonseca, nas instalações consulares. Seguem-se dois encontros: um com os “Mafiosos da Caridade”, uma organização de solidariedade, e outro com o presidente da HIP Alliance, um grupo multicultural cuja missão é promover o bem-estar das comunidades helénicas, italianas e portuguesas locais.

A terça-feira (14 de Fevereiro) está reservada para a Liga da Mulher Portuguesa na África do Sul. Rui Abreu irá ouvir as presidentes da Liga de Joanesburgo e de Pretória, Mimi Jardim e Manuela Calado, respectivamente, para perceber quais são as aspirações e necessidades desta associação benemérita.

No terceiro dia da visita oficial à África do Sul, (15 de Fevereiro), estão agendadas três visitas: a primeira aos comerciantes madeirenses que desenvolvem a sua atividade em Hillbrow; a segunda ao Lar Rainha Santa Isabel em Albertskroon; e a terceira à Sociedade Portuguesa de Beneficência.

A 16 de Fevereiro, Rui Abreu começa o dia com uma reunião com o corpo diplomático português, na Embaixada de Portugal na África do Sul, situada em Pretória, informa nota do seu gabinete.

Nos três dias que se seguem, o governante madeirense desloca-se de Joanesburgo para a Cidade do Cabo, chegando a Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo às 10:20, hora local. Haverá tempo para vários encontros, um deles com o comendador António Martins.

Outras reuniões serão mantidas, no Cabo com o cônsul-geral português, com empresas de madeirenses, com associações locais e com a Comunidade.

A 21 de Fevereiro, o governante madeirense, viaja novamente desta vez da Cidade do Cabo para Durban, onde estão agendadas várias reuniões. Para os dias que se seguem e até o dia de regresso a Portugal, Rui Abreu vai estar com a Comunidade no Royal Natal Yacht Club, na Igreja Portuguesa de San Jose, na Associação Portuguesa do KwaZulu Natal, entre outras associações.

A 25 de Fevereiro, o governante regressa a Portugal.