PSD recusa pedidos de audição parlamentar para esclarecimentos sobre a Saúde

A Comissão de Saúde e Assuntos Sociais recusou, com os votos contra do PSD, os requerimentos de audição parlamentar do PCP, “Sobre o aumento das altas problemáticas e a urgente necessidade de encontrar soluções para o problema”, e do PS, que pretendia “Esclarecimentos sobre o enquadramento e adequação da nova estrutura do Hospital Central e Universitário da Madeira, e sobre o destino que prevê dar aos actuais edifícios do Hospital Central do Funchal”.

“O deputado do PCP apresentou as razões pelas quais solicitava a audição da Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania e do Director Clínico do SESARAM, mas o requerimento foi reprovado pela maioria dos deputados do PSD”, explicou o presidente da Comissão de Saúde e Assuntos Sociais.

Élvio Jesus aclarou ainda que “igual resultado teve o requerimento de audição parlamentar do PS”. O Partido Socialista alegou que se tratando do Hospital, “da maior obra em curso na Madeira na área da saúde, e com impacto, que se espera, muito grande em todo o funcionamento do Serviço e do Sistema Regional de Saúde”, fazia sentido ouvir o Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, para que os parlamentares possam “obter mais informação sobre o projeto em curso”.

O PSD considerou que estas questões estão aclaradas, faltando apenas “esclarecer, por parte do Governo da República, como será o financiamento do novo hospital”, daí a razão para a recusa do pedido de audição apresentado pelo PS.