“Confiança” desafia a CMF a, face aos problemas, criar a Polícia Municipal

Após a habitual reunião do executivo semanal, a equipa da “Confiança” na edilidade funchalense fez votos para que este ano sejam implementadas soluções para resolver os problemas que, em seu entender, se vão agudizando na cidade, nomeadamente no que concerne à segurança, à limpeza urbana e ao trânsito.

Quando neste mês de Janeiro já serão aplicados os aumentos nas facturas da água e resíduos aprovados pela maioria PSD, os funchalenses têm o direito de exigir mais eficiência e melhor qualidade de serviço prestado pela Câmara Municipal, diz a “Confiança”

A gestão de resíduos, apontou, tem apresentado falhas sistemáticas, fazendo com se passem várias semanas sem que o vidro, o papel ou o plástico sejam recolhidos, o que vêm se tornando hábito desde o último Verão.

Depois de meses de reiterados alertas por parte da Confiança, sempre com promessas de resolução incumpridas, a solução do PSD passa por aumentar os encargos aos funchalenses e entregar o serviço a privados.

A gestão da mobilidade, por outro lado, “tem sido votada a um total e completo abandono por parte do executivo Municipal, com o trânsito a ficar cada vez mais caótico e o estacionamento selvagem a tomar conta das ruas do centro da cidade, colocando em risco inclusive a circulação de veículos de socorro”.

“Por seu turno, indiferente à retórica de discursos de passa culpas, o sentimento de insegurança intensifica-se, com aumentos de consumos de substâncias tóxicas, profusão da pequena criminalidade e atentados ao pudor em via pública”, refere ainda a coligação.

“O que se tem assistido é à incapacidade do actual executivo em encontrar soluções para os problemas da cidade, com um aumento de encargos para os funchalenses sem a devida compensação. Os funchalenses têm o direito de exigir mais desta Câmara”, insiste o vereador Miguel Gouveia.

“Neste deserto de ideias para a cidade em que se encontra o PSD, vivendo exclusivamente de propaganda, desafiamos o edil a implementar a proposta da Confiança para a criação de um corpo de Polícia Municipal, recuperar o plano de renovação da frota do ambiente aprovado e financiado em 2020 e retomar o investimento nos recursos humanos da autarquia” aponta o autarca.

Nas propostas da Ordem de Trabalhos, a Confiança votou favoravelmente à atribuição de benefícios fiscais a um projecto de reabilitação de um imóvel em Santa Maria Maior, situado dentro da Área de Reabilitação Urbana da Ribeira de João Gomes, criada em 2019 e que abrange o núcleo urbano existente entre a Rua da Rochinha a leste e a Rua Silvestre Quintino Freitas a oeste. Foi ainda deliberado por unanimidade a concessão de um apoio financeiro de 3 mil euros à Associação Ornitológica da Madeira (AOM) para a participação numa prova do campeonato nacional.

Nesta primeira reunião de 2023, os vereadores da “Confiança” na Câmara Municipal do Funchal deixaram uma mensagem de Ano Novo pleno de saúde e prosperidade, a todos aqueles que vivem, trabalham e visitam o Funchal.